Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34460
Título: Divulgando ciência pela arte: da exploração de um texto dramatúrgico ao olhar dos estudantes
Autor(es): Ferreira, Anderson Tertuliano
Palavras-chave: Divulgação científica
Arte científica
Texto teatral
Instrumento de divulgação científica
Data do documento: 6-Jun-2025
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo central articular uma aproximação entre a ciência e a arte como possibilidade de divulgação da ciência. A pesquisa apresentada é de natureza qualitativa e envolve um estudo teórico, exploratório e empírico de uma narrativa histórica e texto dramatúrgico intitulado Harmonices Mundi, produzidos por uma mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática e por uma bolsista de PIBIC, cota (2020-2021) da UEPB, os quais apresentam informações de cunho científico sobre a relação entre ciência e música, a partir dos estudos de Johannes Kepler acerca da correlação entre o movimento dos planetas e a harmonia musical, fundamentados nas ideias de Pitágoras, até os albores do século XVI. Durante o processo, investigaram-se instrumentos que pudessem ser utilizados como elementos cênicos, de modo a contribuir com a divulgação científica do tema em estudo e com a produção de um material que viabilizasse o processo, bem como o olhar de estudantes do curso de Licenciatura em Física da UEPB em relação aos elementos cênicos selecionados, considerando que comporão uma peça teatral com fins de divulgação científica. Diante dos estudos realizados e com base na exploração investigativa da narrativa histórica e do texto dramatúrgico, foi possível compreender como se estabelece o elo entre ciência e música a partir dos estudos de Pitágoras e Kepler e selecionar os instrumentos para apresentar as relações estabelecidas pelos cientistas supracitados. Além disso, foi possível obter o olhar dos estudantes frente aos instrumentos apresentados, que, de modo geral, mostraram-se otimistas quanto ao uso dos três elementos cênicos selecionados (monocórdio, tubos vibrantes e orbes geométricos), tanto no que diz respeito à possível e futura montagem de uma peça de teatro quanto ao seu uso em sala de aula, por exemplo. Segundo eles, os instrumentos dão um caráter visual aos fenômenos abordados na narrativa, o que faz toda a diferença na compreensão da temática, principalmente nas partes do texto em que são trabalhadas relações matemáticas e/ou situações abstratas, que podem ser interpretadas de forma errônea com muita facilidade na ausência desses instrumentos.
Descrição: FERREIRA, Anderson Tertuliano. Divulgando ciência pela arte: da exploração de um texto dramatúrgico ao olhar dos estudantes. 2025. 64 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34460
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Anderson Tertuliano FerreiraTCC - Anderson Tertuliano Ferreira16.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito - Anderson Tertuliano FerreiraTermo de depósito - Anderson Tertuliano Ferreira228.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.