Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34481
Título: Representações de leitura na obra Harry Potter e a Pedra Filosofal: a Hermione leitora
Autor(es): Silva, Pâmela Renata da
Palavras-chave: Leitura
Leitores
Práticas de leitura
Hermione Granger
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Data do documento: 23-Mai-2025
Resumo: O presente trabalho aborda as representações de leitura construídas a partir da personagem Hermione Granger, em Harry Potter e a Pedra Filosofal. A pesquisa tem como objetivos: identificar a representação de leitura e de leitores na primeira obra da saga Harry Potter - Harry Potter e a Pedra Filosofal – através das práticas e cenas de leitura da personagem Hermione Granger; descrever as práticas de leitura identificadas ao longo da obra, atribuídas à personagem Hermione; refletir sobre a relação que essas práticas apresentadas na obra têm com as representações que foram historicamente construídas a respeito da leitura e dos leitores, em diferentes momentos. Para isso, utilizamos, principalmente, os pressupostos teóricos de Chartier (1998, 2011), Darnton (2011) e Manguel (2017), que abordam as perspectivas da história das práticas e representações de leitura e leitores ao longo do tempo e tipos de leitor. O método de coleta de dados se deu a partir da releitura da obra após a percepção de que é possível associá-la com a história da leitura, e, para isso, foram coletados trechos em que a personagem Hermione aparece em contato com a leitura, seguindo a linha de Gil (2017) associada à natureza da pesquisa bibliográfica. A análise consistiu na organização dos trechos em quatro categorias: objetivos de leitura, tipo de obra lida, formas de ler e locais de leitura. Constatou-se que Hermione atribui finalidades às suas leituras que não se limitam somente à vida escolar, mas também à trama, utilizando de variados tipos de obra que atendem a essas finalidades. As formas como a personagem lê se relacionam a fatores históricos e sociais das práticas de leitura e os locais em que ela lê figuram uma representação social dos leitores que usam esses espaços de forma a melhor facilitar suas práticas. Além disso, as práticas da personagem retomam a metáfora do leitor como traça consumidora de livros (Manguel, 2017), que nos permitiu compreender sua relação voraz e simbólica com os livros e a leitura.
Descrição: SILVA, Pâmela Renata da. Representações de leitura na obra Harry Potter e a Pedra Filosofal: a Hermione leitora. 2025. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34481
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pâmela Renata da Silva.pdfPDF - Pâmela Renata da Silva1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito506.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.