Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34482
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, João Ivo Nunes da | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-13T17:31:43Z | - |
dc.date.available | 2025-08-13T17:31:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 657 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34482 | - |
dc.description | SILVA, Joao Ivo Nunes da. Hard skills e soft skills na formação do profissional contábil: percepções discentes e alinhamento às recomendações da IFAC. 30f. Trabalho de conclusão de curso ( Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus de Monteiro-PB, quanto ao desenvolvimento de suas habilidades técnicas (hard skills) e interpessoais (soft skills) ao longo da graduação, com base nas diretrizes das Normas Internacionais de Educação da IFAC (IES 2, IES 3 e IES 4). Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva, explicativa, quantitativa e transversal, com aplicação de questionários estruturados a uma amostra de 112 discentes regularmente matriculados entre o primeiro e o nono semestre. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais, com apoio do software SPSS, por meio de Testes como t de Student, ANOVA, correlação de Pearson e regressão linear múltipla conforme a natureza das variáveis. Os resultados indicaram que a experiência profissional é o fator mais associado ao maior desenvolvimento tanto de hard quanto de soft skills. Também foi observada influência do semestre cursado sobre as habilidades técnicas, bem como do gênero feminino e da idade igual ou superior a 30 anos no desenvolvimento das habilidades interpessoais. Conclui-se, portanto que fatores acadêmicos, práticos e pessoais influenciam de forma diferenciada a formação profissional, sendo fundamental que as Instituições de Ensino Superior considerem esses aspectos na reformulação curricular e em estratégias pedagógicas voltadas ao desenvolvimento integral do contador. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. José Hilton Santos Aguiar | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Habilidades técnicas | pt_BR |
dc.subject | Formação contábil | pt_BR |
dc.subject | Habilidades interpessoais | pt_BR |
dc.subject | International Federation of Accountants (IFAC) | pt_BR |
dc.title | Hard skills e soft skills na formação do profissional contábil: percepções discentes e alinhamento às recomendações da IFAC | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 72 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - João Ivo Nunes da Silva.pdf | PDF - João Ivo Nunes da Silva | 964.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 161.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.