Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34482
Título: Hard skills e soft skills na formação do profissional contábil: percepções discentes e alinhamento às recomendações da IFAC
Autor(es): Silva, João Ivo Nunes da
Palavras-chave: Habilidades técnicas
Formação contábil
Habilidades interpessoais
International Federation of Accountants (IFAC)
Data do documento: 30-Mai-2025
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus de Monteiro-PB, quanto ao desenvolvimento de suas habilidades técnicas (hard skills) e interpessoais (soft skills) ao longo da graduação, com base nas diretrizes das Normas Internacionais de Educação da IFAC (IES 2, IES 3 e IES 4). Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva, explicativa, quantitativa e transversal, com aplicação de questionários estruturados a uma amostra de 112 discentes regularmente matriculados entre o primeiro e o nono semestre. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais, com apoio do software SPSS, por meio de Testes como t de Student, ANOVA, correlação de Pearson e regressão linear múltipla conforme a natureza das variáveis. Os resultados indicaram que a experiência profissional é o fator mais associado ao maior desenvolvimento tanto de hard quanto de soft skills. Também foi observada influência do semestre cursado sobre as habilidades técnicas, bem como do gênero feminino e da idade igual ou superior a 30 anos no desenvolvimento das habilidades interpessoais. Conclui-se, portanto que fatores acadêmicos, práticos e pessoais influenciam de forma diferenciada a formação profissional, sendo fundamental que as Instituições de Ensino Superior considerem esses aspectos na reformulação curricular e em estratégias pedagógicas voltadas ao desenvolvimento integral do contador.
Descrição: SILVA, Joao Ivo Nunes da. Hard skills e soft skills na formação do profissional contábil: percepções discentes e alinhamento às recomendações da IFAC. 30f. Trabalho de conclusão de curso ( Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34482
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Ivo Nunes da Silva.pdfPDF - João Ivo Nunes da Silva964.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito161.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.