Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34519
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Maria Eduarda Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-08-16T00:14:14Z-
dc.date.available2025-08-16T00:14:14Z-
dc.date.issued2024-11-14-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34519-
dc.descriptionPEREIRA, M. E. R. Psicomotricidade, práticas psicomotoras nos anos iniciais do ensino fundamental: saberes e desafios da docência. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo consiste em refletir a respeito da psicomotricidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com enfoque nos saberes e desafios da prática docente. Para isso, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, com abordagem de revisão bibliográfica baseada nos estudos de Minayo (2001), pautada no relato de experiências dos Estágio Supervisionado IV (Observação) e V (Docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental). O embasamento teórico foi pautado nas contribuições de Ibiapina (2007), Rosa (2015), Barbosa e Rodrigues (2022), dentre outros autores que discutem o objeto de estudo e se conectam aos referenciais teóricos e metodológicos da área. Além disso, foi realizada uma observação em turmas dos anos iniciais durante o período de estágio supervisionado, visando a obtenção de melhores resultados. Na fundamentação teórica, abordamos a historicidade, a definição da psicomotricidade, seus elementos básicos e as práticas psicomotoras nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sendo assim, as contribuições deste trabalho reiteram a necessidade de adentrar na temática, reafirmando a importância da valorização que deve ser destinada ao desenvolvimento psicomotor das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental e destacando os desafios que são enfrentados diariamente pelos docentes que atuam no período dos anos iniciais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof. Dra. Rosely de Oliveira Macáriopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectPráticas psicomotoraspt_BR
dc.titlePsicomotricidade, práticas psicomotoras nos anos iniciais do ensino fundamental: saberes e desafios da docênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Eduarda Rodrigues Pereira.pdfTCC - Maria Eduarda Rodrigues Pereira.pdf4.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf474.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.