Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34519
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Maria Eduarda Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-16T00:14:14Z | - |
dc.date.available | 2025-08-16T00:14:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34519 | - |
dc.description | PEREIRA, M. E. R. Psicomotricidade, práticas psicomotoras nos anos iniciais do ensino fundamental: saberes e desafios da docência. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo consiste em refletir a respeito da psicomotricidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com enfoque nos saberes e desafios da prática docente. Para isso, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, com abordagem de revisão bibliográfica baseada nos estudos de Minayo (2001), pautada no relato de experiências dos Estágio Supervisionado IV (Observação) e V (Docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental). O embasamento teórico foi pautado nas contribuições de Ibiapina (2007), Rosa (2015), Barbosa e Rodrigues (2022), dentre outros autores que discutem o objeto de estudo e se conectam aos referenciais teóricos e metodológicos da área. Além disso, foi realizada uma observação em turmas dos anos iniciais durante o período de estágio supervisionado, visando a obtenção de melhores resultados. Na fundamentação teórica, abordamos a historicidade, a definição da psicomotricidade, seus elementos básicos e as práticas psicomotoras nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sendo assim, as contribuições deste trabalho reiteram a necessidade de adentrar na temática, reafirmando a importância da valorização que deve ser destinada ao desenvolvimento psicomotor das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental e destacando os desafios que são enfrentados diariamente pelos docentes que atuam no período dos anos iniciais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof. Dra. Rosely de Oliveira Macário | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Práticas psicomotoras | pt_BR |
dc.title | Psicomotricidade, práticas psicomotoras nos anos iniciais do ensino fundamental: saberes e desafios da docência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Eduarda Rodrigues Pereira.pdf | TCC - Maria Eduarda Rodrigues Pereira.pdf | 4.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito.pdf | 474.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.