Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34521
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Samyra Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-16T00:16:03Z | - |
dc.date.available | 2025-08-16T00:16:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34521 | - |
dc.description | SILVA, S. A da. Alfabetização no contexto da Educação Infantil: uma análise das práticas de leitura, escrita e oralidade na pré-escola. 2024. 42p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar a alfabetização de crianças inseridas no último ano da pré-escola. Parte da análise de um cenário que propicie à estas o acesso a práticas da leitura, escrita e linguagem oral na perspectiva de letramento, de modo que os direitos da criança e o desenvolvimento infantil sejam assegurados, além trazer também uma visão específica para a escola contemporânea e as crianças de hoje. Reiterando-se de análises dos referenciais teóricos de Piaget (1977), Vygotsky (2007), Ferreiro e Teberosky (1984) e Soares (2004), bem como práticas pedagógicas dessa etapa de ensino, diante de um panorama que busque respeitar e considerar a fase e capacidade cognitiva da criança, analisar os desafios e possibilidades presentes nesse cenário. Além disso, buscou-se respostas para a questão se devemos ou não alfabetizar na educação infantil. Para tal, foi necessário, a princípio, ressignificar e compreender de que tipo alfabetização está se tratando, tendo em vista que, este é um ponto muito discutido e, por vezes, pouco compreendido por professores de sala de aula infantil. Para alcançar os objetivos propostos, o estudo constitiui-se em uma pesquisa de campo baseada nas autoras Ferreiro e Teberosky (1984) com aplicação de questionários com professoras da rede pública e privada localizadas nas cidades de Alagoa Nova, Campina Grande e Santa Cecília na Paraíba, que atuam na última etapa da educação infantil, antecedendo o primeiro ano do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Paula Almeida de Castro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | Alfabetização no contexto da Educação Infantil: uma análise das práticas de leitura, escrita e oralidade na pré-escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito.pdf | 94.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Samyra Alves da Silva.pdf | TCC - Samyra Alves da Silva.pdf | 483.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.