Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34529
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCordeiro, Vívian Maria Bezerra-
dc.date.accessioned2025-08-16T00:25:55Z-
dc.date.available2025-08-16T00:25:55Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.otherCDD 306.43-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34529-
dc.descriptionCORDEIRO, V. M. B. Lentes sociológicas: a experiência fotográfica como recurso didático no ensino de sociologia no ensino médio. 2024. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca preencher a falta na literatura sobre o uso de práticas artísticas, como a fotografia, no ensino de Sociologia na educação básica em escolas públicas integrais e técnicas da Paraíba. Desse modo, investiga os sentidos e significados atribuídos pelos estudantes da educação básica ao uso da fotografia na construção de uma “imaginação sociológica”, compreendendo a sociedade de uma maneira crítica e visual. Utilizou-se uma abordagem qualitativa por meio de rodas de conversa e grupos focais com os estudantes, além de entrevistas com agentes escolares, como a professora de sociologia e o coordenador pedagógico da Escola Campo. Os resultados mostram que a fotografia oferece uma maneira inovadora de engajar os alunos com o conteúdo de Sociologia, promovendo uma reflexão sobre as questões sociais e culturais, enquanto torna o conhecimento mais crítico e participativo. A contribuição deste estudo está na ampliação das práticas pedagógicas, sugerindo que a fotografia é uma ferramenta valiosa para fomentar a reflexão crítica e a análise no ensino de sociologia na educação básica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Jussara Natália Moreira Bélens de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectJuventudespt_BR
dc.subjectEducação utilitaristapt_BR
dc.titleLentes sociológicas: a experiência fotográfica como recurso didático no ensino de sociologia no ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:32 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Deposito.pdf181.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - VÍVIAN MARIA BEZERRA CORDEIRO.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.