Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34530
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDiniz, Natália Sirly Silva-
dc.date.accessioned2025-08-16T00:26:49Z-
dc.date.available2025-08-16T00:26:49Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34530-
dc.descriptionDINIZ, N. S. S. A importância da leitura de mundo como fundamento para os processos de alfabetização e letramento: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica (PRP). 2024. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata-se do relato de experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica (PRP) na instituição pública Escola Municipal Roberto Simonsen, em uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental – Campina Grande/PB. Objetivou-se refletir sobre as práticas pedagógicas no que diz respeito à aprendizagem de leitura e escrita das crianças na escola pública durante o período da vigência do Programa. Dessa forma, o relato é de caráter objetivo, contextualizado, investigativo e de atuação na área; e tem como instrumento de pesquisa a coleta de dados com os resultados obtidos na experiência da escola. A metodologia da pesquisa é do tipo qualitativa, descritiva e analítica, que se apresenta como relato de experiência. Durante o processo do Programa, foram geradas importantes reflexões e embasamentos sobre o papel do professor em sala de aula, sua didática e metodologia de ensino, assim como a formação docente, que promove o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para se trabalhar nas diversas áreas do conhecimento. Neste trabalho também é discutida a importância da vivência e experiência que o educando traz para sala de aula (a chamada leitura de mundo) e a participação crucial da família no processo de ensino e aprendizagem. Para fundamentar o estudo foi necessária a leitura de autores da história da educação dentre os quais podemos citar Freire (1989; 1994), Magda Soares (2003; 2022), José Carlos Libâneo (1994), Ângela Kleiman (1995;1998), dentre outros. O estudo de investigação sociointeracional na escola apresenta contribuições no tocante a concepção de ensino e de aprendizagem (ao que é ensinar e aprender) e quanto e quais são as posturas da figura do mediador frente às problemáticas presentes acometidas em um cenário de comunidade carente na escola pública, em que não se dá importância devida ao conhecimento aprendido no ambiente escolar. Os dados mostram que o acompanhamento às crianças se configura em uma eficiente estratégia para impulsionar a aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleA importância da leitura de mundo como fundamento para os processos de alfabetização e letramento: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica (PRP)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE ENTREGA E DISPONIBILIZAÇÃO DO TCC.pdfTermo de Depósito171.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
versão final 27 fev 2025.pdfTCC - Natália Sirly Silva Diniz2.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.