Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34697
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeite, Vanessa da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-03T16:17:13Z-
dc.date.available2025-09-03T16:17:13Z-
dc.date.issued2025-07-30-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34697-
dc.descriptionLEITE, Vanessa da Silva. Inserção de textos multimodais nas provas de linguagens, códigos e suas tecnologias do ENEM (1998-2024): um estudo quantitativo. 2025. 28f Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025.pt_BR
dc.description.abstractOs textos multimodais, quando associados ao ensino de Língua Portuguesa, contribuem para tornar essa prática mais significativa. No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), esses textos são amplamente utilizados, promovendo uma maior aproximação entre texto e leitor. Assim, o presente trabalho objetiva “Investigar se houve um aumento na utilização de textos multimodais nas Questões e Propostas de Redação do ENEM, considerando o período de 1998 a 2024”. A pesquisa de base Documental, adota uma abordagem quantitativa com suporte bibliográfico, voltada à análise e interpretação de dados coletados a partir de documentos oficiais. Utiliza como referenciais teóricos Kress e Van Leeuwen (2001) e Ribeiro (2022), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados indicam uma ampliação significativa da presença dos textos multimodais nas provas, refletindo um esforço em avaliar competências interpretativas que vão além da leitura do texto verbal. Verifica-se também, que a multimodalidade na prova funciona como um recurso de construção de significados, e não como um conteúdo a ser diretamente avaliado. Dessa forma, o estudo contribui para a reflexão sobre: a presença de textos multimodais no ENEM; do caráter interdisciplinar do exame; e da importância de uma formação escolar que valorize a leitura crítica e o ensino de língua integrado às diferentes linguagens.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof. Dra. Danielly Vieira Inôpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.titleInserção de textos multimodais nas provas de linguagens, códigos e suas tecnologias do ENEM (1998-2024): um estudo quantitativopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito395.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Vanessa da Silva Leite.pdfPDF - Vanessa da Silva Leite1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.