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dc.contributor.authorMelo, Luana Mikaelly Leal-
dc.date.accessioned2025-09-05T16:46:05Z-
dc.date.available2025-09-05T16:46:05Z-
dc.date.issued2025-06-05-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34712-
dc.descriptionMELO, Luana Mikaelly Leal. "Crer ou não crer": estratégias linguístico-discursivas usadas por um padre católico e um historiador ateu. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português). Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo toma como objeto de pesquisa o livro Crer ou não crer: Uma conversa sem rodeios entre um historiador ateu e um padre católico, de Fábio de Melo e Leandro Karnal. Optou-se pela análise da metafunção experiencial e para desenvolver essa pesquisa, utilizamos Durazzo (2016), Fuzer e Cabral (2014), Gouveia (2009), Halliday (1960), Machado (2004), Orlandi (1987), entre outros. Este estudo teve como objetivo geral: investigar como o padre e o historiador constroem os discursos religioso e científico, através dos verbos achar e pensar. Já como objetivos específicos temos: verificar quais sujeitos sociais são representados no papel de Experienciador, apontar a natureza do conteúdo experienciado e verificar a existência de indutores que possam conduzir os sujeitos sociais às suas crenças. Trata-se de uma pesquisa descritiva, fundamentada no paradigma interpretativo, com base em revisão bibliográfica. Foram identificados três participantes na função de Experienciador: Leandro Karnal, Padre Fábio de Melo e Entidade Divina. No verbo achar, os conteúdos experienciados foram: (i) meditações sobre a existência; (ii) objetos, símbolos ou costumes religiosos; (iii) análise do eu/tu; (iv) religião; (v) referência a áreas do conhecimento e pensamento/pensadores; (vi) Deus e ações divinas; (vii) fé/fiéis; (viii) conteúdo bíblico e (ix) ateísmo. Já no verbo pensar, os mesmos temas foram recorrentes, exceto o ateísmo, sendo incluído o milagre. Observou-se ausência de indutores no verbo achar, enquanto pensar apresentou dez ocorrências, sendo uma utilizada por Karnal e as demais por Fábio de Melo, com base em experiências pessoais, religiosas e simbólicas. Portanto, Leandro Karnal constrói seu discurso científico como um diálogo cooperativo, que visa promover reflexões sobre temas relacionados à meditação sobre a existência, sem buscar afirmar verdades absolutas. Seu discurso apresenta uso discreto de indutores, recorrendo somente a um nome renomado, como Dostoiévski. Em contraste, Fábio de Melo, por meio do discurso religioso, foca na análise do eu/tu, promovendo autoconhecimento e compreensão mútua. Ele emprega diversos indutores, incluindo morte, fé, símbolos religiosos e outros, totalizando sete, com o objetivo de estimular a reflexão sobre temas profundos da condição humana.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Jordão Joanes Dantas da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDiscurso religiosopt_BR
dc.subjectDiscurso científicopt_BR
dc.subjectLinguística sistêmico-funcionalpt_BR
dc.title"Crer ou não crer": estratégias linguístico-discursivas usadas por um padre católico e um historiador ateupt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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