Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorApolinário, Luana Souza de Farias-
dc.date.accessioned2025-09-08T12:54:12Z-
dc.date.available2025-09-08T12:54:12Z-
dc.date.issued2025-05-30-
dc.identifier.otherCDD 371.225-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34724-
dc.descriptionAPOLINÁRIO, Luana Souza de Farias. Os desafios enfrentados pelos graduandos em letras português no Estágio Supervisionado II. 2025. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar os principais desafios enfrentados pelos licenciandos da disciplina Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II, do curso de Letras Português da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VI - Monteiro/PB, durante a regência em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. Para obtenção dos dados, utilizou-se um questionário cuja aplicação foi através do GoogleForms para alunos que já haviam concluído e tivesse sido aprovado em estágio II. Obteve-se a participação de 07 (sete) licenciandos e os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2020). Para embasamento teórico, recorremos as reflexões de Pimenta e Lima (2012), Tardif (2022), Almeida e Pimenta (2014), Libâneo (1994), dentre outros autores que abordam sobre formação docente e estágio supervisionado e do Projeto Pedagógico do Curso (PPC, 2016) que regulamenta e prescreve o componente curricular em foco. Os resultados revelaram os seguintes desafios: (i) dificuldades no planejamento pedagógico; (ii) insegurança na regência e na gestão de sala de aula; (iii) contribuições e lacunas na formação acadêmica; (iv) relação com os professores orientadores e da escola-campo; e (v) percepção geral sobre o Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II. A partir da análise, observou-se que apesar das dificuldades, os licenciandos reconheceram o estágio como uma experiência formativa crucial para a construção da identidade docente. Conclui-se, portanto, que o estágio de regência é um espaço fundamental na formação docente para a articulação entre teoria e prática, necessitando de fortalecimento institucional e de uma integração mais efetiva entre universidade e escola-campo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Rodolfo Dantas Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleOs desafios enfrentados pelos graduandos em letras português no Estágio Supervisionado IIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito210.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Luana Souza de Farias Apolinário.pdfPDF - Luana Souza de Farias Apolinário782.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.