Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34763
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmorim, Joalisson Soares da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-11T12:02:24Z-
dc.date.available2025-09-11T12:02:24Z-
dc.date.issued2025-03-03-
dc.identifier.otherCDD 515.252-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34763-
dc.descriptionAMORIM. Joalisson Soares da Silva. O estudo das equações do segundo grau no plano: uma abordagem integrada do lançamento de projéteis com simulações computacionais. 2025. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho explora a integração entre as equações do segundo grau e o conceito físico de lançamento de projéteis, buscando uma desfragmentação do aprendizado. Para tanto, foi desenvolvido um software de simulação computacional, utilizado como ferramenta pedagógica em uma proposta de intervenção com licenciandos em Matemática, objetivando investigar suas contribuições para o estudo da temática. A pesquisa, fundamentada na teoria da complexidade de Edgar Morin, investiga como a articulação entre diferentes áreas do conhecimento pode superar a fragmentação comumente presente no ensino tradicional, em busca de uma perspectiva mais integrada do saber. O estudo inicia com uma revisão histórica e teórica do lançamento de projéteis, conectando-o ao pensamento complexo e aos princípios da cinemática. Em seguida, detalhamos a metodologia adotada, incluindo a caracterização da turma participante e a construção da ferramenta. A análise dos resultados, baseada em questionários e notas de campo, revela que a simulação computacional ao permitir a visualização e manipulação de variáveis, favorece a compreensão da relação entre conceitos matemáticos e fenômenos físicos. Além disso, a proposta de intervenção estimula a reflexão sobre o papel da tecnologia na educação e os desafios enfrentados ao integrar recursos digitais em sala de aula. Conclui-se que a abordagem adotada, ao promover a interdisciplinaridade e o uso de tecnologias, contribui para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que tecem conexões entre os conteúdos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof. Ma. Flavia Aparecida Bezerra da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPensamento complexopt_BR
dc.subjectLançamento de projéteispt_BR
dc.subjectEquações do segundo graupt_BR
dc.subjectSimulação computacionalpt_BR
dc.titleO estudo das equações do segundo grau no plano: uma abordagem integrada do lançamento de projéteis com simulações computacionaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito162.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Joalisson Soares da Silva Amorim.pdfPDF - Joalisson Soares da Silva Amorim3.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.