Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3482
Título: O brincar e a criança: um relacionamento prazeroso
Autor(es): Oliveira, Edjane Menezes de
Palavras-chave: Educação infantil
Ludicidade
Brincadeiras
Data do documento: 22-Abr-2014
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a importância do brincar, das brincadeiras, dos brinquedos e dos jogos no desenvolvimento da infância, bem como observar situações didáticas com o brincar e a partir disto incentivar e explorar os espaços lúdicos da criança, em contextos escolar e não escolar.Outro ponto observado com a pesquisa é a redução dos espaços utilizados para brincadeiras na comunidade e no ambiente escolar, que sua ausência vem ocasionando dificuldades em criar uma inter-relação pessoal e social, pois geralmente as crianças brincam em frente a um computador, perdendo um pouco da interação que o brincar proporciona. Adotamos como procedimento metodológico a observação e questionário aplicadas as crianças com uma faixa etária de 6 a 10 anos, residente na Rua São Manoel, no bairro do Cordeiro em Guarabira/PB e bem como uma oficina realizada no assentamento Tiradentes Marí/PB. A pesquisa teve como suporte os pressupostos teóricos de autores cuja linha de pensamento se relaciona em especial, com o brincar e o universo infantil, foco desse estudo. Os resultados evidenciaram o quanto é importante o lúdico na construção da infância e como os jogos e as brincadeiras tradicionais/populares podem ajudar nesse desenvolvimento frente ao mundo da infância vivido atualmente, que restringe o brincar e brincadeiras associado às tecnologias, implicando dessa forma em uma cultura do isolamento infantil.
Descrição: OLIVEIRA, E. M. de. O brincar e a criança: um relacionamento prazeroso. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3482
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edjane Menezes de Oliveira.pdfEdjane Menezes de Oliveira292.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.