Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3496
Título: Samambaias da RPPN fazenda Pacatuba, Sapé, Paraíba - Brasil
Autor(es): Silvestre, Leandro Costa
Palavras-chave: Samambaias
Floresta atlântica
Florístico-Taxonômico
Data do documento: 24-Abr-2014
Resumo: O presente estudo refere-se a um levantamento florístico-taxonômico de samambaias ocorrentes na RPPN Fazenda Pacatuba no município de Sapé, Paraíba, Brasil. Objetivou-se com este trabalho contribuir para o conhecimento destes vegetais no estado. A área de estudo localiza-se na microrregião de Sapé, apresenta aproximadamente 267 hectares. A coleta do material botânico foi realizada em sete expedições durante os meses de dezembro de 2010 e setembro de 2011. Os espécimes foram coletados e herborizados de acordo com as técnicas usuais para as plantas vasculares. Os resultados demonstraram a ocorrência de 11 famílias, 19 gêneros e 27 espécies. A família com maior riqueza de espécies foi Pteridaceae (nove spp.), seguida de Thelypteridaceae (cinco ssp). Os gêneros mais representativos foram, Thelypteris (Thelypteridaceae) com cinco espécies e Adiantum (Pteridaceae) com quatro espécies. Dos táxons presentes na área estudada, quatro são novas referências para o estado da Paraíba (Adiantum obliquum Willd., Adiantum petiolatum Desv., Didymoglossum ovale E.Fourn. e Thelypteris macrophylla (Kunze) C.V. Morton.). Os dados obtidos neste trabalho são significativos, pois trazem uma contribuição ao conhecimento da diversidade de samambaias ocorrente neste fragmento de floresta Atlântica no estado da Paraíba. Baseado na diversidade de espécies encontradas na RPPN Fazenda Pacatuba é necessário a continua proteção dos fragmentos de floresta atlântica no estado da Paraíba, uma vez que a flora de samambaias ainda é pouco conhecida e com o avanço desenfreado da fronteira agrícola e urbana, encontra-se em iminente risco de desaparecimento, antes mesmo de ser totalmente conhecida.
Descrição: SILVESTRE, Leandro Costa. Samambaias da RPPN fazenda Pacatuba, Sapé, Paraíba - Brasil. 2011. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3496
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Parte 1 - Leandro Costa Silvestre.pdfLeandro Costa Silvestre2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Parte 2 - Leandro Costa Silvestre.pdfLeandro Costa Silvestre1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.