Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/352
Título: Do Vaciuus ao Logos: a logoterapia em resposta ao vazio da sociedade contemporânea
Autor(es): Santos, Ranielly Cristina Silva
Palavras-chave: Logoterapia
Existencialismo
Análise existencial
Data do documento: 1-Out-2012
Resumo: O ser humano tem passado, desde o final do século XX, e neste século XXI, por mudanças significativas e aceleradas, em conformidade com o ritmo da contemporaneidade. Hodiernamente, o foco da sociedade está apontado, sobretudo, para o consumo, o individualismo, a satisfação de desejos individuais e efêmeros e para a desvalorização do passado e do futuro, com a opção de viver intensamente o presente. O totalitarismo e o conformismo, além das tendências niilistas e reducionistas, são peças fundamentais nesse contexto que coíbe invisivelmente o ser humano, como se ele não possuísse liberdade ou vontade. Baseado nos preceitos da Logoterapia e Análise Existencial e guiado por essas premissas, este estudo foi realizado tendo como objetivo principal analisar, teoricamente, quais as implicações dos valores contemporâneos sobre a questão do vazio existencial, caracterizado como a falta de sentido da vida. Utilizando-nos de uma revisão bibliográfica, percebemos que o quadro apresentado e vivenciado em nossa sociedade revela um ser que, seguindo esses parâmetros, ao invés de conquistar a felicidade, depara-se com a falta de sentido de sua vida. Em alguns casos, é instalada uma situação de apatia ou hiperatividade, denotada pelo crescente acúmulo de novas experiências e buscas de satisfação. Nessa perspectiva, a logoterapia apresenta sua contribuição principal na finalidade de conduzir a pessoa, em seu caráter único e irrepetível, à descoberta de significado. Valores, liberdade, responsabilidade e autotranscendência configuram-se como pontos primordiais no que concerne à realização do sentido da vida e consequente afastamento do vazio existencial.
Descrição: SANTOS, R. C. S. Do Vaciuus ao Logos: a logoterapia em resposta ao vazio da sociedade contemporânea. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/352
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ranielly Cristina Silva Santos.pdfRanielly Cristina Silva Santos313.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.