Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/370
Título: As dificuldades de aprendizagem das operações aritméticas básicas no 7º ano do Ensino Fundamental: Números inteiros relativos
Autor(es): Nascimento, Alane Gomes de Albuquerque
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Números inteiros
Ensino Fundamental
Aritmética
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: A dificuldade dos aluno(a)s do 7º ano do ensino fundamental na aprendizagem dos Números Inteiros, principalmente quando é abordado o conteúdo dos números negativos e suas operações aritméticas fundamentais, tem despertado a atenção de muitos professores de matemática a procurar uma proposta didática que facilite essa aprendizagem. O conteúdo de Operações Aritméticas básicas permeia toda a vida acadêmica do(a) aluno(a) e é indispensável o seu aprendizado, pois do contrário o(a) aluno(a) terá sempre dificuldade para assimilar outros conteúdos da Matemática. O caminho utilizado para a elaboração deste trabalho foi à revisão bibliográfica em livros, revistas, internet, artigos e uma pesquisa junto aos 36 alunos de uma das turmas do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Jardirene Oliveira de Souza, localizada na cidade de Aroeiras-PB. Com tantas mudanças ocorridas nos últimos anos no âmbito da educação, é de fundamental importância que o professor procure inovações em seus métodos de ensino, buscando novas metodologias e novos recursos didáticos para envolver e estimular os alunos nas aulas de Matemática, já que esta é considerada por muito, uma das mais difíceis disciplinas e conseqüentemente sendo uma das grandes responsáveis pelo fracasso escolar. O processo de ensino aprendizagem de forma lúdica através de jogos permite que o aluno aprecie o momento como algo interessante, desafiador e divertido. Esta pesquisa permitiu concluir que um dos fatores marcantes da dificuldade que os alunos possuem ao trabalhar, principalmente com as operações aritméticas fundamentais com os Inteiros (negativos e positivos) essencialmente com as regras de sinais, é a ausência da aplicação concreta, e o jogo utilizado na sala de aula fez com que o grau de dificuldade diminuísse com respeito a esse aspecto.
Descrição: NASCIMENTO, A. G. de A. As dificuldades de aprendizagem das operações aritméticas básicas no 7º ano do Ensino Fundamental. 2010. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/370
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alane Gomes de Albuquerque Nascimento.pdfAlane Gomes de Albuquerque Nascimento1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.