Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3789
Título: Análise ergonômica do trabalho da função de impressor numa unidade fabril na cidade de Campina Grande-PB
Autor(es): Alves, Samara Macedo
Palavras-chave: Ergonomia
Saúde do trabalhador
Saúde coletiva
Data do documento: 22-Mai-2014
Resumo: Os trabalhadores em geral estão expostos a variados riscos, incluindo-se o risco ergonômico, fatores predisponentes ao desequilíbrio biopsicossocial e doenças ocupacionais. A ergonomia trabalha em três níveis, cada qual com suas questões e seus desafios: o das condições de trabalho verificando a questão-adaptação, desafio-segurança/saúde; dos sistemas técnicos verificando a questão-eficiência, desafio-confiabilidade e o dos sistemas de produção verificando a questão-eficácia, desafio-qualidade. A relação entre o trabalho e a saúde/doença nem sempre se estabeleceu em foco de atenção. O controle da saúde recomendado pela Saúde Ocupacional resume-se à estratégia de adequar o ambiente de trabalho ao homem e cada homem ao seu trabalho, assim a maneira diversa de compreender as relações, trabalho e saúde/doença, é introduzida pela análise da determinação social do processo saúde/doença, privilegiando o trabalho. O estudo teve por objet ivo identificar as condições de trabalho através da análise ergonômica do trabalho da função de impressor manual e na máquina automatizada em uma unidade fabril na cidade de Campina Grande-PB. Como se tratou de uma pesquisa observacional indireta e descritiva com delineamento transversal, apenas com a aplicação de questionário em forma de entrevista sem intervenção direta aos sujeitos, inferiu-se que o risco fosse mínimo. Inicialmente foi feito um primeiro contato com os trabalhadores para observação do tra balho desempenhado por estes, posteriormente constituiu-se de três etapas (observou-se a demanda de saúde por parte dos trabalhadores, investigou se há a descrição da tarefa para a função de impressor, e o encontro com os trabalhadores investigados para aplicação do diagrama de Corllet e Questionário Nórdico, ambos adaptados, e construção do ciclo de atividade). A pesquisa foi aprovada pelo Comit ê de Ética da Universidade Estadual da Paraíba com o número do CAAE 20307513.6.0000.5187. Realizou-se uma visita para a observação e confronto da tarefa com a atividade no processo produtivo que foi notificado com o uso da máquina fotográfica, e posteriormente construiu-se o diagrama de causa e efeito e elaboraram-se as recomendações ergonômicas. Os resultados mostraram que o trabalhador da função de impressão automatizada referiu dor no punho, grau 4 tomando como referência uma escala de 0 a 5, e o da impressão manual referiu dor na região paravertebral dorsal da coluna, classificada como moderada. As queixas de dor evidenciaram-se em membros superior e tronco, estando associadas à necessidade dos trabalhadores passarem o maior tempo de trabalho na postura sentada. Conclui-se que a necessidade da permanência sentada durante toda a jornada de trabalho demonstrou ser um fator significativo para o surgimento de dor e desconforto nos trabalhadores.
Descrição: ALVES, S. M. Análise ergonômica do trabalho da função de impressor numa unidade fabril na cidade de Campina Grande-PB. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3789
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samara Macedo Alves.pdfSamara Macedo Alves1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.