Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3792
Título: Determinação dos fatores de filtro dinâmicos: um estudo de caso da radioterapia
Autor(es): Santos, Tatiane
Palavras-chave: Radioterapia
Filtros dinâmicos
Acelerador linear
Controle de qualidade
Data do documento: 22-Mai-2014
Resumo: Este trabalho apresenta a dosimetria e o comissionamento dos filtros dinâmicos aprimorados usados nos tratamentos de radioterapia com aceleradores linear. Os valores dos filtros dinâmicos obtidos nesse trabalho serão usados no serviço de radioterapia e auxiliarão na confirmação dos cálculos de tempo exposto a radiação para os pacientes. Verificamos a independência dos valores dos filtros dinâmicos com a profundidade e com a taxa de dose, apresentando um desvio percentual máximo de 0,5% para ambas as medidas. Do mesmo modo existe uma independência nos valores de porcentagem da dose em profundidade para todos os filtros usados no trabalho. Através das medidas realizadas neste trabalho com respeito à simetria entre as orientações dos colimadores, a linearidade, o perfil de dose e o fator filtro, conclui-se que o sistema de planejamento utilizado no serviço de radioterapia no Hospital da FAP, em Campina Grande, é confiável, pois estão de acordo com os dados repassados pelo Instituto de Pesquisa do Câncer e os resultados divulgados pela literatura, mostrando um controle de qualidade adequado e preciso para os pacientes tratados na instituição.
Descrição: SANTOS, T. Determinação dos fatores de filtro dinâmicos: um estudo de caso da radioterapia. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3792
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiane Santos.pdfTatiane Santos937.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.