Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3796
Título: Percepção dos alunos sobre a contextualização e a experimentação da Química no Ensino Médio
Autor(es): Grangeiro, Micaele Felix
Palavras-chave: Ensino de Química
Atividades experimentais
Ensino Médio
Data do documento: 22-Mai-2014
Resumo: A ausência de aulas contextualizadas e aulas práticas no ensino de Química são problemas que vem ocorrendo frequentemente no âmbito escolar. Um dos grandes desafios do ensino de Química é estabelecer uma relação entre o que se ensina e o cotidiano dos alunos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi diagnosticar as dificuldades do ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio, evidenciando a importância das aulas experimentais como complemento motivador e estimulante no ensino e estudo desta disciplina. Para tal, foi realizada a aplicação de um questionário investigativo em uma escola da rede pública na cidade de Soledade – PB, com uma amostragem de 64 alunos das três séries do Ensino Médio. Mediante a análise dos questionários, verificou-se em termos de problematização a dificuldade e o desinteresse dos alunos na disciplina de Química. Os resultados foram comparados entre os 3 subgrupos e revelaram que, a maioria dos estudantes não gostam de estudar Química e consideram uma disciplina de difícil compreensão. Outro fator que merece destaque é que grande parte dos discentes não conseguem relacionar os conteúdos de Química vistos em sala, com seu cotidiano. Os resultados obtidos confirmam a necessidade da contextualização, bem como a realização de atividades experimentais e aplicação de novas metodologias para o ensino de Química, de forma a favorecer a proximidade do conhecimento científico com o conhecimento do senso comum, motivando e despertando assim o interesse do discente pela disciplina.
Descrição: GRANGEIRO, M. F. Percepção dos alunos sobre a contextualização e a experimentação da Química no Ensino Médio. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3796
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Micaele Felix Grangeiro.pdfMicaele Felix Grangeiro810.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.