Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4015
Título: Síntese, purificação, caracterização estrutural e avaliação da citotoxidade de novos derivados de 2-[(benzilideno)amino]-5, 6- diidro-4H ciclopenta[b]tiofeno-3-carbonitrila em bioensaios de Artemia salina
Autor(es): Oliveira, Jaismary Gonzaga Batista de
Palavras-chave: Artemia salina
2-Amino-tiofeno
Citotoxidade
ciclopenta[b]tiofeno
Data do documento: 30-Jun-2014
Resumo: O avanço da química orgânica proporcionou maior competitividade dos produtos sintéticos quando comparados aos produtos naturais em diversos setores industriais. Na terapêutica atual, por exemplo, predomina-se o uso de fármacos de origem sintética. A química medicinal permite através da técnica de modificação molecular a obtenção de novos medicamentos. Os compostos heterocíclicos são atualmente bastante utilizados como base para essa modificação molecular, visto que correspondem a cerca de 65% dos fármacos empregados na terapêutica, de onde 95% desses apresentam-se nitrogenados, e outros 25% apresentam átomos de enxofre em sua composição química. Dentre esses, os derivados 2-aminotiofeno apresentam uma enorme gama de atividades biológicas já comprovadas, porém testes de toxicidade são relativamente escassos. Dessa forma, esse trabalho visa a síntese, caracterização, assim como a avaliação da citotoxicidade de derivados 2-[(benzilideno)amino]-5,6-diidro-4Hciclopenta[ b]tiofeno-3-carbonitrila. Para obtenção dos compostos finais desejados, foi planejada uma síntese em duas etapas, partindo da obtenção do intermediário 2-amino-5,6- diidro-4H-ciclopenta[b]tiofeno-3-carbonitrila, que foi obtido através da reação de Gewald, em seguida esse foi posto a reagir com 11 diferentes aldeídos aromáticos através de uma condensação ácido catalisada gerando os compostos finais em excelentes rendimentos (71- 99%), demonstrando a viabilidade sintética e a boa adequação da metodologia de síntese, com grande facilidade e rapidez de purificação. Todos os compostos foram caracterizados e tiveram suas estruturas confirmadas por análises de RMN 1H e Infravermelho. Em seguida foram realizados os testes de citoxicidade através do bioensaio de letalidade utilizando Artemia salina Leach como bioindicador. Foram utilizadas cinco diferentes concentrações dos compostos teste (0,1, 1, 10, 100 e 1000 Ug/mL), e a determinação das CL50 foi feito através do método estatístico PROBIT. Os bioensaios de citotoxicidade demonstraram que cinco compostos se mostraram atóxicos, enquanto sete se mostraram tóxicos na faixa de concentração avaliada. Os compostos 5CN04 e 5CN03 destacaram-se como os compostos mais tóxicos (CL50 de 0,42 Ug/mL e 5,99 Ug/mL, respectivamente). Enquanto que os compostos 5CN05, 5CN06, 5CN07, 5CN10 e 5CN11 mostraram-se atóxicos com CL50 superiores a 1000 Ug/mL.
Descrição: OLIVEIRA, J. G. B. de. Síntese, purificação, caracterização estrutural e avaliação da citotoxidade de novos derivados de 2-[(benzilideno)amino]-5, 6- diidro-4H ciclopenta[b]tiofeno-3-carbonitrila em bioensaios de Artemia salina. 2011. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4015
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaismary Gonzaga Batista de Oliveira.pdfJaismary Gonzaga Batista de Oliveira2.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.