Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4018
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Ana Glória Genuíno de-
dc.date.accessioned2014-06-30T20:38:34Z-
dc.date.available2014-06-30T20:38:34Z-
dc.date.issued2014-06-30-
dc.identifier.otherCDD 372.167-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4018-
dc.descriptionMelo, A. G. G. de. Uso ou desuso da tecnologia na escola? uma realidade em uma escola pública paraibana. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é fruto de uma pesquisa realizada no segundo semestre de 2013. Estudos já realizados evidenciam a importância de utilizar o computador na escola, dentre outros recursos,para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, para o desenvolvimento das potencialidades afetiva, criativa, cognitiva e social do sujeito, e como elemento primordial para a inserção dos/as educandos/as na sociedade digital. O objetivo desta pesquisa foi analisar como o computador é incorporado ao cotidiano de uma sala de aula com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O objeto de nossa investigação foia utilização do computador no processo pedagógico realizado pela docente no campo da pesquisa. O campo da pesquisa foi uma sala do 4º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Os sujeitos investigados foram a professora e os estudantes desta sala. A coleta de dados teve como instrumentos: questionário com perguntas aberta e fechadas e observações. O referencial teórico fundamentou-se emautores como KENSKI (2007), TAJRA (2010), RIBEIRO (2013), SEABRA (2010), PRADO (2005), VEEN E VRAKKING (2009), GUIMARÃES (2005), MERCADO (1998) dentre outros.A análise dos dados coletados nos levou a considerar que, na sala de aula observada, não há a incorporação do computador, seja em relação às atividades com objetivos de aprendizagem de conteúdos cognitivos, procedimentais ou atitudinais, seja na tentativa de inserir esses/as alunos/as na cultura digital. No entanto, reiteramos que as tecnologias, principalmente o computador, são uma necessidade e também um direito da criança nesta sociedade da informação. Faz-se necessário, portanto, que os educadores repensem suas concepções teóricas e suas práxis em sala de aula, incorporando e se apropriando do computador como estratégia de ensino, objetivando uma aprendizagem realmente significativa e contemporânea.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Roseane Albuquerque Ribeiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleUso ou desuso da tecnologia na escola? uma realidade em uma escola pública paraibanapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Glória Genuíno de Melo.pdfAna Glória Genuíno de Melo846.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.