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dc.contributor.authorAlmeida, Moema Cardins de Sousa-
dc.date.accessioned2014-06-30T20:38:57Z-
dc.date.available2014-06-30T20:38:57Z-
dc.date.issued2014-06-30-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4021-
dc.descriptionAlmeida, M. C. de S. Educação infantil e alfabetização: consensos e controvérsias. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA partir do processo de ensino da linguagem oral e escrita na educação infantil, observa-se o quanto as crianças de zero a cinco anos são capazes de aprender, pois se trata de algo que vêem e vivenciam todos os dias, nos mais diversos ambientes que frequentam; no entanto, a prática pedagógica das professoras para o ensino dessa área do conhecimento, deve estar pautada em um processo de letramento, no qual os alunos sejam alfabetizados no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, tornando-se além de alfabetizados letrados. Deste modo, o objetivo do presente trabalho é analisar as práticas pedagógicas que têm sido desenvolvidas pelas professoras de duas instituições de educação infantil da cidade de Campina Grande - PB, no processo de desenvolvimento da alfabetização de seus alunos. Utilizou-se um questionário com cinco perguntas subjetivas, aplicado para seis professoras de Educação Infantil: três da rede pública e três da rede privada. Observou-se que as professoras de ambas as escolas apóiam suas práticas pedagógicas de acordo com as concepções nas quais acreditam para o desenvolvimento do processo da alfabetização e do letramento com seus alunos da educação infantil. Portanto, conclui-se que as vivências de alfabetização e letramento começam antes mesmo de as crianças chegarem à escola e que é desde a educação infantil que as professoras devem mediar situações de leitura e escrita com seus alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Pedro Lúcio Barbozapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleEducação infantil e alfabetização: consensos e controvérsiaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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