Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4022
Título: Diversidade cultural na educação infantil: reflexões sobre práticas pedagógicas
Autor(es): Santos, Adriana Machado dos
Palavras-chave: Educação infantil
Diversidade cultural
Educação inclusiva
Data do documento: 30-Jun-2014
Resumo: Na atualidade, tem sido bastante propagada, nos mais variados segmentos da sociedade, atitudes de tolerância e respeito à diversidade, principalmente Cultural. Tais atitudes, além de representar uma garantia constitucional, têm sido objeto de discussão entre profissionais da educação que, no seu dia a dia, lidam com a diversidade no exercício de suas atividades, mais especificamente, junto aos alunos em salas de aula. Para enfrentar a questão da diversidade é necessário que o educador saiba lidar com o corpo discente com que trabalha desde a mais tenra idade. Por esta razão, o professor precisa também ser fortalecido na construção de uma visão mais ampla no que tange à inclusão, comprometendo-se com a aprendizagem de seus alunos, considerando, sobretudo, suas diferenças socioeconômicas, étnicas, de gênero, de religião, de deficiência, de capacidades e interesses, entre outras. Portanto, mediante esta contextualização, este trabalho de pesquisa tem o objetivo oferecer subsídios para o debate junto a professores de Educação Infantil acerca do desenvolvimento de práticas pedagógicas que favoreçam a criança, a vivência da liberdade e de atitudes de tolerância, fraternidade, solidariedade, favorecendo junto a estas, a experiência de situações que caracterizem respeito e aceitação do outro e convivência com a diversidade, a fim de que assim a mesma alargue a visão de si, dos outros e do mundo. Foi realizada uma pesquisa, de caráter qualitativa, do tipo pesquisa-ação, a partir da nossa própria experiência no campo de estágio docente, na condição de professora de Educação Infantil, e do tipo bibliográfica. Fez-se uso de estudos desenvolvidos por VINHA (1999), SCHEMES (2008), DAMASCENO JÚNIOR (2010). Nesse estudo, foi possível perceber dentre outros, que a atuação dos professores nas escolas precisa ser mais política, além da família como um potente orientador e, desse modo, unirem-se na luta por uma Educação Inclusiva frente às políticas públicas que norteiam nosso país.
Descrição: Santos, A. M. dos. Diversidade cultural na educação infantil: reflexões sobre práticas pedagógicas. 2013. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4022
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Machado dos Santos.pdfAdriana Machado dos Santos575.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.