Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4026
Título: Contação de história na formação de leitores: experiência no PIBID
Autor(es): Maracajá, Jordânia Ramos
Palavras-chave: Leitura
Formação de Leitores
Contação de História
Data do documento: 30-Jun-2014
Resumo: Apresenta-se neste artigo o relato da experiência de desenvolver um projeto de contação de histórias numa escola de rede pública, na cidade de Campina Grande-PB, na condição de estudante do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB - Campus I, bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Objetiva-se expor como aconteceu esta experiência e refletir sobre a sua influência na formação de leitores no Ensino Fundamental. Para tanto, são apresentadas informações pertinentes ao PIBID e ao Subprojeto Pedagogia, seguidas pela caracterização do lugar onde se deu a experiência e dos sujeitos nela envolvidos; abordam-se algumas concepções de leitura e o papel da escola como principal instância responsável pela formação de leitores; destacam-se visões teóricas sobre a contação de história e sua relevância nos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças; e relata-se a experiência propriamente dita, enfocando desafios e conquistas, bem como a reflexão sobre a importância e influência da contação e história nos anos iniciais para a formação de leitores proficientes. O embasamento teórico deste trabalho foi feito à luz de documentos oficiais e de estudiosos como Martins (2006), Kleiman (2008), Koch e Elias (2010), Cagliari (2010), Aguiar (2001), Bettelheim (2002), Coenga (2004), dentre outros.
Descrição: Maracajá, J. R. Contação de história na formação de leitores: experiência no PIBID. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4026
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jordânia Ramos Maracajá.pdfJordânia Ramos Maracajá991.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.