Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Izabel Cristina Marcelino de-
dc.date.accessioned2014-06-30T20:39:48Z-
dc.date.available2014-06-30T20:39:48Z-
dc.date.issued2014-06-30-
dc.identifier.otherCDD 371.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4027-
dc.descriptionLima, I. C. M. de. A creche abrindo espaço para o brincar. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho procura analisar o fazer pedagógico voltado para o brincar, seus valores e significados nas salas de educação infantil, bem como, resgatar conhecimentos das construções das práticas educativas lúdicas para crianças de 0 a 5 anos, a partir da ação-reflexão-ação. Refletindo junto aos professores sobre a importância da “creche abrindo espaço para o brincar”, através de uma proposta escolar que procure repensar o brincar promovendo a autorealização da criança, ajudando com esclarecimentos na valorização de um espaço adequado, das atividades recreativas e vivências que favoreçam a interação das crianças e o papel do educador como parceiro nas brincadeiras e na garantia desse direito para a criança. A pesquisa foi baseada na observação realizada no campo de estágio em uma Creche Municipal de Campina Grande - PB e do olhar de nossos educadores com relação ao tema, para construção de uma análise-reflexiva em torno do objeto de estudo, os espaços que o brincar têm em nossa creche que atinge diretamente os professores responsáveis pela relação de uma aprendizagem significativa e prazerosa em que as crianças aprendam enquanto brincam. Para fundamentar nosso estudo utilizamos os suportes científicos dos seguintes teóricos: HOFFMANN (2000); KISHIMOTO (2006); PIAGET (1967); LEV VIGOTSKY (1934); FROEBEL (2001); WALLON (1995); DEWEY entre outros. Diante do exposto, podemos chegar a conclusão da necessidade da padronização de um espaço adequado destinado ao brincar nas creches escolares e o aperfeiçoamento das atividades lúdicas destinadas às crianças. As conclusões que ora apresentamos constituem das análises críticas e construtivas das vivências de aprendizagem e o redimensionamento da ação pedagógica nas salas de educação infantil tendo como elo construtivo a linguagem lúdica da criança.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria de Lourdes Cirne Dinizpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectCreche Escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA creche abrindo espaço para o brincarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izabel Cristina Marcelino de Lima.pdfIzabel Cristina Marcelino de Lima575.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.