Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4048
Título: A literatura infantil no cotidiano escolar: espaço de criatividade, imaginação e aprendizagem
Autor(es): Luz, Arly Oliveira da
Palavras-chave: Educação Infantil
Leitura
Contação de História
Data do documento: 2-Jul-2014
Resumo: O presente artigo é fruto do projeto de pesquisa de Estágio Supervisionado IV em Educação Infantil intitulado "A Contação de histórias no cotidiano escolar: espaço de criatividade, imaginação e aprendizagem", o qual tem por objetivos compreender como a contação de histórias está sendo trabalhada no desenvolvimento intelectual, emocional e cultural da criança da educação infantil, buscando também investigar o desenvolvimento do hábito pela leitura de maneira significativa e como esta sendo promovido o desenvolvimento da oralidade e da escrita da criança através da contação de história. O campo de investigação da pesquisa foi uma Escola Municipal da cidade de Esperança-PB, que atende do pré-escolar II ao fundamental I. A metodologia adotada nesse projeto é de caráter qualitativo e participativo dos sujeitos da pesquisa as professoras da sala de aula e os alunos. Para tanto, estamos trazendo teóricos como: Cademartori (2010), Góes (2010) e Cullinan (2001), entre outros, para nos referenciar a este tema. No decorrer desta pesquisa estivemos em campo com objetivo de coletar dados importantes através de questionários com perguntas abertas as professores, adotamos também diário de campo para estarmos registrando de que forma as vivências com histórias infantis está sendo trabalhada no cotidiano escolar da educação infantil pelas as professoras. A relevância de trabalharmos a contação de histórias na sala da pré-escola é de grande importância, pois a criança desde cedo precisa ter contato com os livros, histórias contadas e recontadas para ela. A literatura infantil é uma arte, na sua forma de expressão, na linguagem, no pensamento e para a criança é necessário que seja utilizada de maneira prazerosa. Concluindo a pesquisa com a analise dos dados coletados fazendo referencias com teóricos.
Descrição: Luz, A. O. da. A literatura infantil no cotidiano escolar: espaço de criatividade, imaginação e aprendizagem. 2013. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4048
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arly Oliveira da Luz.pdfArly Oliveira da Luz710.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.