Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4084
Título: Potencial antibacteriano da Punica granatum Linn. (Romã) na Odontologia: Revisão de literatura
Autor(es): Batista, Jaffton Ferreira Régis
Palavras-chave: Atividade antimicrobiana
Romã
Fitoterapia
Plantas medicinais
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: O uso de plantas medicinais com finalidades fitoterápicas é milenar. O estudo do conhecimento e das conceituações transmitidas pela cultura popular em relação ao mundo vegetal permite saber as indicações e o modo de uso de plantas medicinais. Esse tipo de terapia alternativa vem sendo procurado para prevenção e combate às doenças, pois apresentam baixo custo e fácil acesso. Dentre as plantas com propriedades fitoterápicas, encontra-se a romã (Punica granatum L.). Diversas propriedades terapêuticas atribuídas à romãzeira pela crença popular vêm sendo investigadas e inúmeros trabalhos científicos estão disponíveis na literatura corroborando o seu uso popular. Sendo assim, este estudo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o potencial antibacteriano da Punica granatum L. na Odontologia. Foram realizadas buscas nas bases de dados Pubmed, Bireme, BBO, Lilacs e Scielo, utilizando-se os descritores “Punica granatum L., Antimicrobianos, Odontologia”. Para a análise dos trabalhos, como critérios de inclusão, foram selecionados estudos in vitro e in vivo publicados no período de 2003 a 2013 sobre o potencial antibacteriano do extrato bruto ou compostos ativos da Punica granatum, redigidos em português ou inglês e publicados em periódicos. Foi verificado que o extrato bruto da Punica granatum L. apresenta atividade antimicrobiana in vitro e in vivo sobre espécies de microrganismos produtores do biofilme dental. Essa planta medicinal pode ser considerada uma alternativa potencial para tratamento de infecções orais associadas a esses agentes infecciosos.
Descrição: BATISTA, J. F. R. Potencial antibacteriano da Punica granatum Linn. (Romã) na Odontologia: Revisão de literatura. 2013. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4084
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaffton Ferreira Régis Batista.pdfJaffton Ferreira Régis Batista850.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.