Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4154
Título: Práticas de leitura e escrita nos anos iniciais com oficinas pedagógicas: experiências a partir de projeto de extensão
Autor(es): Santos, Érika Barbosa
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Oficina Pedagógica
Projeto de Extensão
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Os estudos acerca de como ensinar na sala de aula vem assumindo um papel fundamental à medida que se desenvolve a sociedade e suas tecnologias. Fundamentado nisto, o proposto trabalho apresenta impressões acerca da ação pedagógica por meio de uma pesquisa realizada a partir do projeto de extensão intitulado "Saberes e Práticas Educativas em Ações Culturais Itinerantes na Biblioteca da Escola’’, foi realizado numa escola pública estadual da cidade de Campina Grande (PB), cujo foco era compreender as práticas sociais de leitura e escrita nos anos iniciais a partir da realização de oficinas pedagógicas com o uso de linguagens educativas que motivassem a leitura nas crianças. A proposta do artigo é discutir sobre a importância da leitura nos anos iniciais através de oficinas pedagógicas como proposta metodológica para o incentivo à leitura. Refletimos sobre a educação através dos estudos de Candau & Moreira (2003), discutimos leitura a partir de estudos de Rojo (2004) e repensamos a escrita através de estudos de Koch (2009), entre outros teóricos que debatem sobre questões que envolvem a escrita e a leitura na escola, pontuando aspectos significativos de sua produção neste ambiente. De acordo com as ações pedagógicas desenvolvidas durante a atuação, foi possível compreender que o processo de letramento dos colaboradores/as não está concluído, pois as práticas de leitura e escrita compreendem um amplo e contínuo processo no desenvolvimento de habilidades que favoreçam as crianças na comunicação e na socialização entre os indivíduos da sociedade na qual estão inseridas.
Descrição: Santos, É. B. Práticas de leitura e escrita nos anos iniciais com oficinas pedagógicas: experiências a partir de projeto de extensão. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4154
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érika Barbosa Santos.pdfÉrika Barbosa Santos583.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.