Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4155
Título: A importância do letramento no processo de aprendizagem da escrita: uma construção sociointeracional
Autor(es): Vituriano, Nicielma Cristina Farias da Silva
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Alfabetização
Letramento
Formação de Professores
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Os estudos sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) vêm ganhando espaço nas discussões atuais, principalmente, no que se refere ao alargamento da concepção de “alfabetização”, a partir da década de 1980 com as contribuições trazidas pelo debate em torno da categoria “letramento”. A concepção ampla de alfabetização é presente nas reflexões de Freire (2000, p. 88) quando este defende que o alfabetizando adulto já tem a leitura do mundo que precede a leitura da palavra, configurando-se dessa forma como portador de algum nível de letramento, embora não seja suficiente em uma sociedade seletiva como a nossa e com o exigente mercado de trabalho. Desse modo, no presente trabalho apresentamos um relato de experiência de alfabetização com uma pessoa idosa, experiência essa, ocorrida durante o período de outubro de 2012 a novembro de 2013. Buscamos através da vivência dessa experiência os seguintes objetivos: Compreender como vida e letramento se interligam formando novos saberes; Compreender como uma pessoa adulta analfabeta atua dentro de uma sociedade letrada e como a ausência do saber ler e escrever dificultam o exercício de uma vida mais autônoma; Refletir sobre como essa experiência educativa poderia contribuir com meu processo de formação docente. A construção da análise incorpora o registro em “Diário de Campo” das atividades de alfabetização desenvolvidas com dona Maria, fotografias e gravações de conversas com a alfabetizanda. Como principal companhia teórica, utiliza os aportes de Paulo Freire, Magda Soares e Leda Tfoune.
Descrição: Vituriano, N. C. F. da S. A importância do letramento no processo de aprendizagem da escrita: uma construção sociointeracional. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4155
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nicielma Cristina Farias da Silva Vituriano.pdfNicielma Cristina Farias da Silva Vituriano1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.