Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4158
Título: A crítica social no conto "O Espelho", de Machado de Assis
Autor(es): Aguiar, Luana Barbosa de
Palavras-chave: Literatura
Realismo
Critica Literária
Análise Literária
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Machado de Assis é um autor realista, cujas obras criticam a sociedade de sua época, evidenciando males ainda hoje existentes. O homem vive em uma espécie de ambiente restritivo, com grades que ele próprio constrói no momento em que idealiza uma vida pautada em leis socialmente estabelecidas ao longo do tempo. A crítica empreendida por Machado apresenta caráter universalizante, aplicando-se a espaços e tempos diversos. O materialismo, o egoísmo e a superficialidade do ser humano, são questões apontadas na escrita machadiana. A pesquisa baseia-se nos estudos de Bosi (2006/2009), Coutinho (2007), Faoro (2001), entre outros textos. Analisar a tessitura crítica do conto "O espelho" com ênfase na sua atualidade é o objetivo deste trabalho.
Descrição: Aguiar, L. B. de. A crítica social no conto "O Espelho", de Machado de Assis. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Potuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4158
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Barbosa de Aguiar.pdfLuana Barbosa de Aguiar634.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.