Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4162
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Larysse Authayra de-
dc.date.accessioned2014-07-09T13:13:54Z-
dc.date.available2014-07-09T13:13:54Z-
dc.date.issued2014-07-09-
dc.identifier.otherCDD 371.58-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4162-
dc.descriptionFarias, L. A. de. A escola e o cyberbullying. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO artigo tem como temática O Cyberbullying na escola, no contexto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eutália Ramos Gurjão, localizada no município de Gurjão-PB. Objetivamos analisar a realidade deste contexto através da percepção dos alunos do 5ºano do Ensino Fundamental da referida escola. Metodologicamente, optamos pela realização de uma pesquisa de campo, fundamentada na abordagem qualitativa à luz da pesquisa exploratória. Durante a pesquisa foi exibido aos alunos o vídeo educativo Cyberbullying- The effects e posteriormente foi aplicado um questionário com perguntas abertas acerca do tema Cyberbullying. Esse procedimento foi fundamental para embasar nossas argumentações teóricas sobre o objeto em estudo e seu contexto, com a intenção de compreendê-lo. Como resultado, a pesquisa aponta que a internet esta presente diariamente na vida dos alunos pesquisados, assim como as redes sociais. A pesquisa revela ainda que o tema Cyberbullying nunca foi discutido na escola pesquisada e dentre os alunos pesquisados foram encontrados percentuais de expectadores, vítimas e autores de Cyberbullying o que só reforça a importância da inserção de tal temática no cotidiano escolar. Os elementos encontrados nos estudos confirmam que o Cyberbullying está efetivamente presente na vida desses jovens, sejam eles vítimas, autores ou espectadores do sofrimento alheio. Nesse sentido, compreende-se que se espera da família, da escola e do poder público o papel de promover ações para proteger a vida de crianças e adolescentes, para um mundo com menos violência.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Lúcia Serafimpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBullying Escolarpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectCyberbullying Internetpt_BR
dc.subjectViolência Escolarpt_BR
dc.titleA escola e o cyberbullyingpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larysse Authayra de Farias.pdfLarysse Authayra de Farias700.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.