Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4172
Título: Entre o olhar das professoras e o livro didático de história: o lugar dos povos indígenas no ensino fundamental
Autor(es): Vasconcelos, Rossana Franklin Meira
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Ensino de História
Povo Indígena
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Este trabalho tem por objetivo geral analisar as visões sobre os povos indígenas nos livros didáticos de história a fim de conhecer a percepção docente do Ensino Fundamental I a respeito dessa temática. Nossa proposta é verificar a maneira como a autora do manual didático discute essa problemática e como as docentes se posicionam sobre esses conhecimentos no contexto da sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adotou e estudo de caso, envolvendo duas professoras de escola pública da rede municipal de Campina Grande – PB. Realizamos uma pesquisa bibliográfica que contemplou os teóricos da área, bem como utilizamos fontes documentais oficiais, o que nos permitiu a compreensão dessa realidade. Observamos que a temática indígena ainda precisa ser aprofundada nos espaços educacionais, uma vez que as abordagens são superficiais e não notabilizam as sociedades indígenas. Desse modo, o trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre os povos indígenas defendendo sua visibilidade e valorização nos processos pedagógicos, sobretudo no ensino de história.
Descrição: Vasconcelos, R. F. M. Entre o olhar das professoras e o livro didático de história: o lugar dos povos indígenas no ensino fundamental. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4172
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rossana Franklin Meira Vasaconcelos.pdfRossana Franklin Meira Vasaconcelos1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.