Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4248
Título: Planejamento e prática de situações-problema: relato de experiência didática no estágio supervisionado em Ciências Biológicas
Autor(es): Silva, Rogério Freire da
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Ensino de Biologia
Relato de experiência
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública de nível médio na cidade de Campina Grande, na Paraíba, como parte das atividades de estágio supervisionado em Ciências Biológicas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba. Trata-se de um relato de experiência didática, por meio do qual foi realizado o planejamento de quatro aulas usando roteiros detalhados, semelhantes aos “scripts”. Essas aulas foram ministradas para turmas do ensino médio, filmadas em vídeo com prévia autorização dos estagiários e transcritas integralmente para análise. As questões realizadas pelos estagiários foram marcadas, quantificadas e classificadas; assim como as interações com estudantes da educação básica. Os resultados desse trabalho apontam o uso de situações problema em sala de aula dependem do planejamento prévio por parte dos professores em formação. Os estagiários que não planejaram essas perguntas antecipadamente não conseguiram realizá-las de improviso. As perguntas de aproximação (o que vocês acham que?) e as de levantamento de conhecimento prévio (vocês já ouviram falar em?) são mais facilmente elaboradas pelos estagiários para interagir com os alunos da educação básica. Nas aulas planejadas por meio de “scripts”, os estagiários elaboraram em média cinco questões por aula. Ao todo foram feitas 28 questões e 50% delas eram situações-problema. Na regência, em média foram feitas 11 questões por aula e 33% delas eram situações-problema. Ou seja, na prática, os estagiários tendem a fazer mais questões de aproximação. Do planejamento para a prática, a proporção de situações-problema se reduziu e também foi observado que, caso o aluno não realize o planejamento prévio das perguntas, ele não consegue problematizar. Do exposto, conclui-se que o planejamento de situações-problema é uma condição necessária para que o professor problematize em sala de aula.
Descrição: SILVA, R. F. da. Planejamento e prática de situações-problema: relato de experiência didática no Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4248
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rogério Freire da Silva.pdfRogério Freire da Silva387.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.