Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4288
Título: Formação profissional do professor de matemática: um estudo com professores da Paraíba
Autor(es): Barboza, Heitor
Palavras-chave: Formação docente
Educação matemática
Prática de ensino
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: Este trabalho visa investigar se os professores de Matemática que atuam na rede pública de ensino estão satisfeitos com a formação profissional que tiveram, bem como refletir sobre as características da formação do professor de hoje. Para melhor discutir o posicionamento dos professores de matemática sobre a sua formação, fez-se um levantamento do ensino dessa matéria nos dias atuais, bem como a indicação de algumas características do professor para o século XXI. A base teórica se sustenta em estudos que tratam da formação de professores de Matemática, especificamente quanto as suas experiências obtidas ao lecionar. Trabalhou-se com autores como Fiorentini e Lorenzato; Cunha; Rios; Ghedin; Almeida; Leite e Teixeira. No curso da pesquisa, foi inicialmente desenvolvido o projeto, que serviria de estrutura base para o trabalho; em seguida, com todas as etapas bem definidas, foi elaborado um questionário constituído por 10 questões semi-abertas, o qual foi aplicado no segundo semestre de 2012 em um encontro a nível estadual, o VII EPBEM (2012) ao qual confluíram muitos professores de Matemática de diversas localidades do Estado da Paraíba. As respostas, quando coletadas, passaram por uma análise individual e coletiva, a partir da qual foi possível perceber alguns fatores da problemática no Ensino de Matemática no que diz respeito à formação do professor, entre outros. A partir dos resultados obtidos e das observações realizadas nas falas dos professores, pode-se concluir que muitos afirmam estar satisfeitos com seu trabalho, entretanto, em decorrência de uma observação mais crítica sobre suas respostas, percebeu-se a existência de uma contradição em suas falas no que diz respeito às dificuldades enfrentadas ao pôr em prática novos métodos de ensino; ao articular o que se aprendeu na universidade com a prática de sala de aula; bem como quanto aos entraves à implementação de materiais didáticos, entre outros.
Descrição: BARBOZA, H. Formação profissional do professor de matemática: um estudo com professores da Paraíba. 2013. 108f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4288
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Heitor Barboza Parte 1.pdfHeitor Barboza Parte 15.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Heitor Barboza Parte 2.pdfHeitor Barboza Parte 24.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Heitor Barboza Parte 3.pdfHeitor Barboza Parte 34.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Heitor Barboza Parte 4.pdfHeitor Barboza Parte 44.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.