Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4319
Título: Níveis de eutrofização do Açude Argemiro de Figueiredo (Acauã-PB) e condições de tratamento de sua água para remoção de cianobactérias por coagulação, floculação e sedimentação
Autor(es): Oliveira, Mayara Cecile Nascimento
Palavras-chave: Eutrofização
Cianobactérias
Coagulação
Semiárido
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: A intensificação da eutrofização dos açudes nordestinos e a proliferação extensiva e intensiva de cianobactérias (florações) obrigam os gestores de recursos hídricos a efetivar o diagnóstico precoce da eutrofização e acompanhar sua evolução, analisar a composição fitoplânctônica para verificar linhagens potencialmente tóxicas e quantificar a concentração dessas células para escolher as frequências de monitoramento estabelecidas pela legislação (Portaria 2914/2011-N MS); também esses indicadores definem o tipo de tratamento a ser aplicado na potabilização na ETA (Resolução CONAMA 357/2005) e indicam a necessidade de controle mais efetivo das etapas do tratamento, em especial na coagulação, floculação e sedimentação. Foi avaliada a evolução do Índice do Estado Trófico do Açude Argemiro de Figueiredo – Acauã, PB, ao longo de 10 anos (2002-2012). Identificou-se a diversidade fitoplanctônica da água captada na entrada da ETA de Itatuba, e foram construídos diagramas de coagulação com base nos parâmetros cor aparente e turbidez, para condições de diferentes faixas de pH (mínimo de 5,5 e máximo de 8,5) usando coagulante sulfato de alumínio nas concentrações crescentes de (mínimo de 5 até máximo de 60). A água do açude Acauã tem condições eutróficas e hipereutróficas desde o início do represamento, devido as cargas poluídoras dos rios (Paraíba e Paraibinha) e a vegetação submersa, em ativa decomposição. A diversidade fitopanctônica reúne táxons de ambientes eutróficos, com dominância de Cyanobactéria, com 10 táxons (82%). Microcystis aeruginosa e Planktothrix agardhii foram escolhidas para os testes de coagulação por serem as mais abundantes e por apresentar diferentes morfologias, redondas e filamentosas, respectivamente. A coagulação, floculação e sedimentação foram eficientes na remoção de Microcystis aeruginosa (90%) e P. agardhii (91%) para dosagem de sulfato de alumínio de 55 mg.L -1 e pH de 5,5. Os resultados mostram que para águas eutrofizadas como as de Acauã, condições rigorosas de coagulação, floculação e sedimentação podem ser muito eficientes na eliminação de células de cianobactérias, favorecendo a etapa subsequente, a filtração.
Descrição: OLIVEIRA, M. C. N. Níveis de eutrofização do açude Argemiro de Figueiredo (Acauã/PB) e condições de tratamento de sua água para remoção de cianobactérias por coagulação, floculação e sedimentação. 2013. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4319
ISSN: CDD 577. 6
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Cecile Nascimento Oliveira.pdfMayara Cecile Nascimento Oliveira2.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.