Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4338
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Jozelma Bezerra de-
dc.date.accessioned2014-07-14T18:15:34Z-
dc.date.available2014-07-14T18:15:34Z-
dc.date.issued2014-07-14-
dc.identifier.otherCDD 371.27-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4338-
dc.descriptionSouza, J. B. de. Aprendizagem escolar e avaliação formativa. 2013. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractA Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que a avaliação da aprendizagem deve ser de caráter contínuo, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os aspectos quantitativos. A avaliação formativa é antes de tudo contínua, caracterizada pela intervenção pedagógica ao longo do processo educativo, com vistas à melhoria da aprendizagem dos alunos. Nesta perspectiva, realizou-se uma pesquisa de campo com abordagem de cunho qualitativo, cujo objetivo foi analisar como ocorre o processo de avaliação numa turma do 5° ano. O lócus da pesquisa foi uma escola da rede municipal de ensino, localizada no município de Aroeiras-PB. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas e observações para registros em diário de campo. Para a fundamentação e análise dos dados contamos com os autores Hoffmann (2009, 2005, 2003 e 2001), Luckesi (1996), Vasconcellos (2007 e 2003), Libâneo (1994), Demo (1999), Fernandes e Freitas (2008), Esteban (2008 e 2003), dentre outros. Os sujeitos da pesquisa foram a professora e os 13 alunos do 5° ano. A análise dos dados levou a considerar que a prática da professora não consta de variações didáticas, de possíveis reajustamentos das práticas pedagógicas para a melhoria das aprendizagens dos alunos, distanciando-se da avaliação da aprendizagem com características de uma avaliação formativa e, consequentemente, não proporcionando a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Teresa Cristina Vasconcelospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação Formativapt_BR
dc.titleAprendizagem escolar e avaliação formativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jozelma Bezerra de Souza.pdfJozelma Bezerra de Souza695.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.