Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4360
Título: A expansão urbana na cidade de Queimadas – PB: um estudo de caso do loteamento Cidade Tião do Rêgo
Autor(es): Silva, Elizabete Marques da
Palavras-chave: Cidade
Bairro
Expansão Urbana
Data do documento: 14-Jul-2014
Resumo: A pesquisa aqui apresentada visa identificar como se deu o crescimento urbano da cidade de Queimadas-PB, fazendo uma análise do Loteamento Cidade Tião do Rêgo, antes denominado Cássio Cunha Lima. O município de Queimadas encontra-se inserido na Mesorregião do Agreste, no Estado da Paraíba, a uma altitude de 420 metros. O interesse pelo referido tema procede em parte do conhecimento sobre a área em estudo, onde se pôde observar um expressivo crescimento do loteamento do ano de 2005 até os dias atuais, em virtude dos benefícios em infra-estrutura que o mesmo vem recebendo por parte do poder público municipal. Para execução desse estudo foram feitas leituras teóricas referentes ao tema da expansão urbana, a fim da analisar o município em questão sobre a prática do conhecimento geográfico. Além disso, foi realizada a pesquisa de campo, na qual foram aplicados questionários com a intenção de obter esclarecimentos acerca do loteamento, desde sua formação, ou seja, uma investigação sobre a quem pertenciam às terras onde hoje este se situa, qual era a utilização destas no momento de sua construção, entre outros. Com a pesquisa in loco foi adquirido junto ao professor, e morador do local, algumas fotografias antigas, a fim de serem feitas imagens atuais da área em estudo e, com isso fazer a comparação de alguns anos atrás com a realidade de hoje. Foi feita também uma pesquisa junto aos arquivos da Prefeitura e da Câmara de Vereadores do município analisado. A análise de todos esses dados nos leva a sugerir que o loteamento só começou a se expandir com a chegada dos serviços básicos, tais como energia elétrica e coleta de lixo, mas principalmente com a instalação do serviço de abastecimento de água. Isso fez com que as pessoas tivessem melhores condições para construir e habitar no local. Desse modo, é possível afirmar, que a partir deste momento houve um significativo processo de expansão, tornando-se necessário o despertar da comunidade para a importância de irem buscar, junto ao poder público, melhorias para valorizar ainda mais o local.
Descrição: Silva, E. M. da. A expansão urbana na cidade de Queimadas – PB: um estudo de caso do loteamento Cidade Tião do Rêgo. 2011. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4360
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizabete Marques da Silva.pdfElizabete Marques da Silva4.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.