Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4420
Título: O gênero notícia na sala de aula: a subjetividade na linguagem
Autor(es): Santos, Ana Kelly Leandro dos
Palavras-chave: Análise do Discurso
Gênero Textual
Notícia
Subjetividade
Ensino
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: O ensino de língua deve pautar-se no estudo dos gêneros textuais que circulam na sociedade e que possibilitem aos alunos desenvolver competências interpretativas e discursivas, já que a linguagem é carregada de subjetividade e, por isso, precisa ser interpretada. O trabalho com os gêneros da esfera jornalística, especificamente a notícia, permite, por meio da compreensão e da reflexão da linguagem utilizada neste gênero, que o aluno construa a própria crítica a partir do que entendeu do discurso. Neste trabalho, propomo-nos realizar uma análise subjetiva, categoria esta que faz parte de textos do "gênero notícia". Tendo como eixo norteador a metodologia de alguns professores quando trabalham uma determinada notícia na sala de aula, dão ênfase aos elementos básicos como: (O Quê? Quem? Como? Quando? Onde? Por quê?). Não atentando para uma leitura mais profunda do relato dos fatos e da linguagem utilizada pelo emissor da notícia. Por esse motivo selecionamos as notícias para análise de corpus desse trabalho: Notícia 1"JOGADOR CHORA AO SER EXPULSO CONTRA ALEMANHA", notícia 2"DEU A LOUCA NAS NOIVAS", notícia 3 "COM A PROXIMIDADE DO DIA DOS NAMORADOS CRESCE O NÚMERO DE CHARLATÕES". Visto que estas notícias irão demonstrar o quanto à subjetividade se faz presente na notícia. Este trabalho tem como objetivo enfatizar os elementos objetivos e a subjetividade presente no gênero em questão, argumentando que na maioria das vezes, ainda há professores que trabalham na sala de aula apenas o elementos estruturais. Nesta perspectiva, este trabalho tem por finalidade incentivar professores de Língua Portuguesa a conduzirem um trabalho em sala de aula com o gênero notícia e através das suas intervenções mediadoras, direcionar os alunos a desenvolverem as habilidades leitoras interpretativas e subjetivas. Para a realização deste trabalho utilizamos como aporte metodológico: Antunes (2003), Pereira (2010), Bezerra (2007), Dionísio (2007), Koch e Elias (2010), Machado (2007), Silva (2011), Benveniste (1992), entre outros.
Descrição: Santos, A. K. L. dos. O gênero notícia na sala de aula: a subjetividade na linguagem. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4420
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Kelly Leandro dos Santos.pdfAna Kelly Leandro dos Santos620.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.