Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4459
Título: Dificuldades do ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais da educação básica da EMEF. Alexandre Diniz da Penha/ Damião - PB
Autor(es): Pontes, Jocineuda sousa de
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem
Dificuldades
Matemática
Data do documento: 24-Jul-2014
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os fatores das dificuldades no ensino e na aprendizagem da matemática nos anos iniciais da Educação Básica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Diniz da Penha, em Damião/PB. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, que visou compreender e analisar situações da realidade. Foram utilizados como aportes teóricos os estudos de Freire (1997); Paiva e Gaudêncio do Rêgo (2010); PCN (2001); Piaget (1999); Polya (1995); Silva (2013); entre outros. Como instrumentos de coletas foram aplicados questionários a uma amostra de 08 (oito) professores e 21 (vinte e um) alunos. Tais procedimentos metodológicos permitiram apresentar reflexões sobre as evidências dos dados da realidade do dia a dia da escola, nas aulas de matemática nas turmas dos 2º ao 5º ano. Nesse contexto, consideramos que se faz necessário, a todos que estão inseridos no processo de ensino e aprendizagem da matemática na Escola Alexandre Diniz da Penha, tomar providências cabíveis acerca da falta de recursos e espaços físicos da referida escola, de modo que seja possível proporcionar um ambiente favorável e propício para melhor atuação dos professores e maior desempenho no ensino e aprendizagem da matemática.
Descrição: PONTES, Jocineuda sousa de.Dificuldades do ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais da educação básica da EMEF. Alexandre Diniz da Penha/Damião - PB. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso(Especialização em Fundamentos da Educação:Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4459
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jocineuda sousa de pontes.pdfJocineuda sousa de pontes4.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.