Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4468
Título: Análise dos riscos ocupacionais nos laboratórios do Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Duarte, Vanessa Laíse Quirino
Palavras-chave: Saúde do trabalhador
Mapa de risco
Laboratório de Química
Risco ocupacional
Data do documento: 24-Jul-2014
Resumo: O trabalho é a principal fonte de riqueza do ser humano e sua efetividade depende da autoestima e motivação do trabalhador, tornando-se um dos fatores que determinam sua qualidade de vida. Toda função exercida por um trabalhador apresenta certo grau de risco para a sua saúde, principalmente aqueles que estão diariamente em contato com substâncias químicas, pois estas podem ocasionar eventos como explosões, intoxicações e/ou incêndios. A partir disso houve a preocupação em evitar os possíveis danos citados com a identificação e classificação dos riscos existentes em laboratórios de química. Foi realizado um levantamento dos riscos ocupacionais nos laboratórios do departamento de química da Universidade Estadual da Paraíba com a participação dos servidores através de um questionário sócio-demografico, da avaliação dos riscos ambientais, realização de oficinas e debates sobre os riscos ambientais, a partir disso foi elaborada a representação gráfica do mapa de risco e as devidas recomendações. Trata-se de um estudo descritivo, observacional e qualitativo, com amostra não probabilística e por acessibilidade. Os riscos químicos encontrados foram relacionados a presença de substâncias químicas. Riscos físicos estavam presentes devido ao calor de alguns equipamentos. Em relação aos riscos biológicos, os microorganismos patológicos. Os riscos mecânicos estão relacionados à estocagem de botijão de gás no laboratório e armazenamento inadequado de reagentes químicos. Riscos ergonômicos foram identificados com os movimentos repetitivos. Foi observada a importância do uso de EPI’s e o treinamento dos servidores na identificação e controle dos riscos a que estão expostos.
Descrição: DUARTE, V. L. Q. Análise dos riscos ocupacionais nos laboratórios do Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4468
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Laíse Quirino Duarte.pdfVanessa Laíse Quirino Duarte1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.