Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4483
Título: Ictiofauna da reserva biológica Guaribas e seu entorno (Paraíba, Brasil)
Autor(es): Gouveia, Rafaela Santos Dias
Palavras-chave: Peixe
Mata atlântica
Riachos
Conservação
Data do documento: 29-Jul-2014
Resumo: A Mata Atlântica é um ecossistema caracterizado pela alta diversidade de espécies e alto grau de endemismo. A retirada da cobertura vegetal, visando a utilização da área para agricultura, pastagem, extração madeireira e ocupação humana ao longo dos últimos dois séculos causou a destruição da maior parte deste ecossistema, restando hoje, cerca de 7 a 8% de sua área original. A Mata Atlântica é considerada um dos 34 hotspots de biodiversidade do mundo e possui um elevado grau de degradação, sendo portanto, um ecossistema prioritário para conservação. Listas de espécies, geradas nesse contexto, contribuem para o entendimento sobre a distribuição geográfica e as características macroecológicas dos sistemas e não apenas em escala local, contribuindo com informações para os tomadores de decisão sobre os esforços de conservação. Deste modo, chaves de identificação e listas de espécies de peixes são ferramentas importantes nas avaliações de impacto, dado o estado atual do conhecimento sobre rios brasileiros e riachos de Mata Atlântica nordestinos. O presente estudo teve por objetivo fazer um levantamento da ictiofauna na Reserva Biológica Guaribas (Mamanguape, PB) e em seu entorno, e apresentar a primeira chave de identificação de espécies para esta área. Foram realizadas coletas bimestrais de peixes em 3 pontos fixos ao longo de dois riachos, durante o período de fevereiro de 2011 a janeiro de 2012, e também foram coletados outros 11 pontos adicionais distribuídos dentro da REBIO e em seu entorno nos meses de maio, junho e julho de 2013. Durante o presente estudo, foram coletados 890 indivíduos, sendo registradas 17 espécies de peixes distribuídas em 8 famílias e 5 ordens. A ordem com maior representatividade foi Characiformes, com 11 espécies. Uma chave de identificação e fotos de exemplares fixados de todas as espécies são fornecidas. Os resultados obtidos acrescentam dados sobre a composição e predominância de elementos ícticos nos ambientes aquáticos da região, bem como para o Nordeste do Brasil, em área prioritária para a conservação da Mata Atlântica. Outro aspecto importante é que este levantamento disponibiliza informações sobre a composição da ictiofauna dos rios e riachos que banham a reserva e seu entorno, assim permitindo que outros trabalhos conservacionistas tenham embasamento.
Descrição: GOUVEIA, Rafaela Santos Dias. Ictiofauna da reserva biológica Guaribas e seu entorno (Paraíba, Brasil). 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4483
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Santos Dias Gouveia.pdfRafaela Santos Dias Gouveia1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.