Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4555
Título: A implementação do processo eletrônico : um estudo de caso no primeiro juizado especial cível da comarca de Campina Grande - PB
Autor(es): Sousa, José Faustulino de
Palavras-chave: Governo Eletrônico
Virtualização
Processo Eletrônico
Data do documento: 7-Ago-2014
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto da Virtualização do Primeiro Juizado Especial Cível de Campina Grande – PB, após a implementação do Processo Judicial Eletrônico. O processo eletrônico surge como uma ação de governo eletrônico (e-gov) a partir de iniciativa da Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil em sintonia com medidas adotadas pelo Governo Federal do Brasil, a partir do ano 2000. O estudo abordará os temas governo eletrônico, acesso à justiça e celeridade jurisdicional, o histórico dos juizados especiais e a informatização do judiciário brasileiro. A partir de estudo realizado através de questionários aplicados junto aos servidores da justiça e advogados atuantes na Comarca de Campina Grande – PB, serão analisadas questões como celeridade e efetividade processual, vantagens e desvantagens do Processo Judicial Eletrônico, tempo de duração e tempo de redução médios do processo, estrutura oferecida e melhora do acesso à justiça. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema através de livros, de textos da internet, como monografias e artigos científicos e ainda uma pesquisa de campo, de natureza exploratória do tipo estudo de caso. Optou-se por utilizar uma abordagem quantitativa dos dados coletados. Os resultados obtidos indicam que a implementação do Processo Judicial Eletrônico do Primeiro Juizado Especial Cível da Comarca de Campina Grande – PB, contribuiu para dar um impacto positivo e maior celeridade e efetividade aos processos que tramitam ou tramitaram naquele cartório. A conclusão é de que houve avanços significativos gerados pelo processo eletrônico, como maior celeridade e efetividade processual e ainda maior acesso à justiça. Entretanto é preciso ressaltar que é necessário maior investimento na infraestrutura da máquina judiciária no que tange a equipamentos e banda larga.
Descrição: SOUSA, J. F. de. A implementação do processo eletrônico: um estudo de caso no primeiro juizado especial cível da comarca de Campina Grande - PB. 2014. 86f. Monografia (Especialização em Planejamento e Gestão Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4555
Aparece nas coleções:I - PGP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Faustulino de Sousa.pdfJosé Faustulino de Sousa1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.