Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5154
Título: Atuação do psicólogo educacional na rede municipal de Campina Grande-PB: entre a teoria e a prática
Autor(es): França, Pedro Augusto Guedes de
Palavras-chave: Psicologia educacional
Atuação profissional
Escola pública
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: Há muitos anos a prática do psicólogo escolar/educacional vem sendo questionada, revisada, debatida, chegando a sofrer modificações ao longo dos anos. Vários estudiosos definem e delimitam o papel deste profissional para os dias atuais, assim como o Conselho Federal de Psicologia. Entretanto, aquilo que se espera do psicólogo educacional, a partir do que está posto na literatura, muitas vezes não corresponde à prática cotidiana destes. Este estudo visou identificar e analisar a percepção do psicólogo escolar/educacional da rede municipal de ensino de Campina Grande sobre seu papel na escola. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada aplicada a 11 psicólogas. Os resultados revelaram que as psicólogas entrevistadas percebem suas atividades como diversificadas, atuando sobre todos os atores da escola. Contudo, apresentam uma tendência a uma prática voltada essencialmente para o “aluno problema”, tentando envolver pais e professores em suas intervenções. Além disso, percebe-se que as psicólogas não têm definição clara de seu papel na escola, mostrando-se confusas ao se falar de suas atribuições. Além disso, os dados apontam para a existência de dificuldades enfrentadas pelos psicólogos em sua prática, principalmente referente à incompreensão dos outros atores da escola e da família dos alunos em relação ao seu papel, cobrando dele um atendimento clínico e um solucionador de problemas. Acreditase que a compreensão do verdadeiro papel do psicólogo escolar apenas ocorrerá quando os próprios psicólogos buscarem definição de seu papel na escola por meio de debates, estudos e reflexões que articulem teoria e prática.
Descrição: FRANÇA, P. A. G. de. Atuação do psicólogo educacional na rede municipal de Campina Grande-PB: entre a teoria e a prática. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5154
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Augusto Guedes de França.pdfPedro Augusto Guedes de França340.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.