Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5481
Título: Os impactos da atuação do Terceiro Setor: um estudo sobre as ações do Rotaract Club de Piancó, PB
Autor(es): Almeida, Etayse Lopes de
Palavras-chave: ONG
Rotaract Club
Terceiro Setor
Data do documento: 10-Out-2014
Resumo: As reformas ocorridas na Administração Pública brasileira e as transformações do sistema democrático foram fatores primordiais para a abertura de espaço para maior atuação das organizações não governamentais no Brasil, tendo em vista as dificuldades socioeconômicas enfrentadas pelo país entre os anos de 1960 e 1990. Nesse contexto, o Rotaract Club, clube de prestadores de serviços com atuação filantrópica e sem fins lucrativos, associado à ONG Rotary Internacional, surge como uma das Organizações de maior atuação na luta pelas causas sociais, em especial pela paz e combate a fome. O Rotaract tem atuado no Brasil desde o ano de 1968, de lá pra cá, ele expandiu sua atuação para todas as trinta e oito federações do país com um número crescente de associados. É nesse sentido, que a presente pesquisa tem como objetivo principal identificar os impactos sociais e influências dos projetos do Rotaract Club na comunidade da cidade de Piancó-PB. Para isso, utilizou-se como base metodológica, a pesquisa exploratória e descritiva, tomando como forma de estudo inicialmente a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo a fim de avaliar os aspectos qualitativos. Os dados coletados foram provenientes de técnicas como observação participante e entrevistas, realizadas na sede do clube e nas residências de chefes de quatro famílias assistencializadas pelo Rotaract Club de Piancó, além de três dos dez associados do Clube. Os resultados apontam que as ações do Rotaract Club de Piancó têm sido de grande importância para as famílias, no entanto, ainda é necessário expandir sua atuação para um maior número de famílias, a fim de atingir seu objetivo principal que é erradicar a fome no município.
Descrição: ALMEIDA, E. L. Os impactos da atuação do Terceiro Setor: um estudo sobre as ações do Rotaract Club de Piancó, PB. 2014. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5481
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Etayse Lopes de Almeida.pdfEtayse Lopes de Almeida1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.