Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5493
Título: A variação linguística em foco: uma análise de propostas apresentadas no livro didático de língua portuguesa
Autor(es): Soares, Aparecida Rodrigues
Palavras-chave: Linguística
Livro Didático
Ensino de Língua Portuguesa
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: As linguagens se cruzam, completam-se, modificam-se continuamente, de acordo com a história do ser humano, acompanhando assim, suas transformações e suas formas de organização social ao longo dos tempos. Particularmente a linguagem verbal apresenta-se como importante instrumento de comunicação, pois é através dela que podemos observar as particularidades da fala que aponta para a comunidade linguística a que o indivíduo pertence. Nesse contexto, tomamos o Livro Didático de Português – LDP – como objeto de estudo. A luz da Sociolinguística objetivou-se; a) analisar a abordagem que o livro faz da variação linguística, considerando as variáveis regionais, a faixa etária, o sexo e o nível de escolaridade dos alunos/falantes; b) identificar qual a importância dada a esse aspecto linguístico no livro didático de português. Para tanto constituímos um corpus com um capítulo, mais precisamente, do 6º ano do livro “PORTUGUÊS LINGUAGENS (2009)”, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, material esse divulgado pela editora Saraiva,ensino fundamental. Em síntese,o estudo apresentado aponta para formas diversas de se estudar a variação linguística no âmbito escolar. Na linha da Sociolinguística, enfatizamos os teóricos Bagno (2004), Bortoni-Ricardo (2005), Bezerra (2001), Alkmim (2008), Marcuschi (2001), Travaglia (2009), Possenti (1994), que trabalham a variação linguística, levando em consideração os vários fatores sociais, que fazem com que a língua se transforme ao longo dos anos.
Descrição: Soares, A. R. A variação linguística em foco: uma análise de propostas apresentadas no livro didático de língua portuguesa. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5493
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aparecida Rodrigues Soares.pdfAparecida Rodrigues Soares13.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.