Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5544
Título: A viagem como metáfora da travessia existencial de "Sargento Getúlio", de João Ubaldo
Autor(es): Cunha, Alessandra Nascimento da
Palavras-chave: Análise Literária
Viagem
Romance
Existencialismo
Metáfora
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: Neste artigo, objetivamos analisar a obra Sargento Getúlio, de João Ubaldo Ribeiro, um prosador nordestino, escritor de temáticas diferenciadas, conhecido nacional e internacionalmente. Buscaremos identificar percursos figurativos que remetam a conceituações e metaforizações existencialistas que expressam as características do homem, como é o caso do medo, dúvida, liberdade, esperança, solidão, em especial a relação da viagem que brota na obra com um teor metafórico, plausível a instituir a identidade do personagem. Pretendemos expor interdiscursivamente as relações existentes entre literatura e filosofia, relacionando as teorias filosóficas com extratos textuais da obra em foco, interpretando assim sentidos inseridos na pluridiscursividade metafórica da obra, refletindo sobre o valor palimpsêstico da literatura, bem como a essência do personagem Getúlio. Utilizaremos como referenciais teóricos Ianni (2003), Ricoeur (2000), Brait (2006) Maingueneau (1995), Ribeiro (1982), e outros.
Descrição: Cunha, A. N. da. A viagem como metáfora da travessia existencial de "Sargento Getúlio", de João Ubaldo. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5544
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alessandra Nascimento da Cunha.pdfAlessandra Nascimento da Cunha12.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.