Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5547
Título: As dificuldades e a importância da mulher na literatura do século XIX
Autor(es): Santos, Angélia Maria dos
Palavras-chave: Análise Literária
Sociedade Espanhola
Mulher
Romantismo
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: Nosso trabalho tem como objetivo abordar as questões referentes às dificuldades encontradas pelas mulheres em escrever obras literárias no século XIX. Com o intuito de entender mais sobre o papel das mulheres na sociedade espanhola, vamos analisar “La Gaviota” (1894), de Fernán Caballero, um livro que demonstra a vida de duas comunidades de diferentes, em um período muito importante da história social espanhola. Este relevante período é conhecido como o Romantismo, revolucionou o continente europeu, quando surgiu na Alemanha e Inglaterra na metade do século XVIII, estendendo-se a França e outras partes do mundo no século XIX. Esse marco transformou todo contexto histórico e cultural, fazendo com que as pessoas desenvolvessem novas maneiras de pensar e expor suas ideias e seus sentimentos. Muitos artistas nesta época surgiram com suas obras tanto na Espanha quanto no Brasil, como José de Esproceda e Mariano José de Larra espanhóis, e José Alencar e Álvares de Azevedo brasileiros. Esta tendência não só transformou a cultura, como também o comportamento das famílias nas questões sociopolíticas e econômicas. Todas essas mudanças não foram tão favoráveis para as mulheres, em relação ao acesso à cultura, poucas mulheres se arriscaram a romper com os costumes e preconceitos que regiam as regras morais, para que pudessem escrever suas ideias e opiniões. Neste contexto, encontramos Cecília Bohl de Faber que, usando pseudônimo de Fernán Caballero, mostra em suas obras como viviam as mulheres espanholas no seu ambiente familiar o que não era diferente dos países da América. A autora por sua vez, deu uma grande contribuição para a literatura, com suas novelas de costume e através de sua situação como autora e os personagens por ela criados, este é o eixo central de nosso trabalho.
Descrição: Santos, A. M. dos. As dificuldades e a importância da mulher na literatura do século XIX. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5547
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angélia Maria dos Santos.pdfAngélia Maria dos Santos11.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.