Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5682
Título: Intertextualidade no gênero textual charge
Autor(es): Silva, Fabiana Lima da
Palavras-chave: Gêneros Textuais
Intertextualidade
Charge
Leitura
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Sabemos que trabalhar com os gêneros textuais requer atenção e conhecimento, visto que estes possuem suas especificidades e características. Devemos estar atentos ao discurso que cada gênero traz, atentando para a linguagem verbal e não verbal. Nota-se essa característica no gênero charge, bastante conhecida no universo jornalístico, a qual é marcada pela opinião, irônica, explícita, crítica, além do humor. O foco deste trabalho centra-se além das outras características pertinentes a esse gênero textual, trabalhar a intertextualidade, fenômeno inovador e criativo, bastante presente no gênero citado. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem por finalidade analisar a presença da intertextualidade no gênero, através de quatro charges, que abordam o universo político, escolhidas previamente, como observamos na análise do corpus deste trabalho. Destacaremos também, aspectos como: ironia, humor, critica, linguagem verbal e não verbal, enfatizando que o professor precisa levar o aluno á percepção de que a intertextualidade é um recurso importante utilizado pelos chargistas para inovar e chamar atenção do leitor o que pode colaborar no despertar da criticidade dos alunos. Para a realização do trabalho foram utilizados os pressupostos teóricos de: Pereira (2010), Koch e Elias (2009), Bakhtin (2000), entre outros, os quais buscam mostrar de modo objetivo e coerente a questão da intertextualidade no conteúdo exposto.
Descrição: Silva, F. L. da. Intertextualidade no gênero textual charge. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5682
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana Lima da Silva.pdfFabiana Lima da Silva6.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.