Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5686
Título: O destino trágico do humano em "Cartilha do Silêncio", de Francisco José Dantas
Autor(es): Costa, Patrícia Valéria Vieira da
Palavras-chave: Análise Literária
Literatura
Tragédia
Finitude Humana
Filosofia Existencial
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral identificar os sentidos do destino trágico do humano em “Cartilha do Silêncio”, do autor Francisco José Costa Dantas. Elaboraremos, para tanto, um estudo interdiscursivo entre a literatura e a filosofia no que concerne encontrar na obra selecionada percursos temáticos e/ou figurativos, que nos possibilitem analisá-la a partir das concepções filosóficas em torno da tragédia, como uma condição existencial, algo que é constituinte da finitude do ser humano. Proporemos elaborar uma interpretação dos sentidos perceptíveis na pluridiscursividade metafórica da obra, com a intenção de grifar a importância da literatura como um repositório de saberes filosóficos que refletem nas características engendradas na vida humana, uma referência à realidade que extrapola os limites da imitação, passa a ser a própria recriação do real. Para tanto, utilizaremos como pressupostos teóricos as contribuições teórico-linguísticas de autores como Ricoeur (2009), Maingueneau (1993), além do suporte teórico-filosófico de Schiller (1964), Nietzsche (1992), Eagleton (2013) e outros.
Descrição: Costa, P. V. V. da. O destino trágico do humano em "Cartilha do Silêncio", de Francisco José Dantas. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5686
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Valéria Vieira da Costa.pdfPatrícia Valéria Vieira da Costa6.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.