Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5688
Título: Escrita e argumentação em sala de aula: norteando discussões
Autor(es): Santos, Fernanda Avelino dos
Palavras-chave: Produção Textual
Leitura
Escrita
Dissertação Argumentativa
Linguística
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Muito se discute acerca das concepções que tem norteado o ensino de produção de textos na escola, uma vez constatado o baixo desempenho dos alunos no que diz respeito ao domínio da língua no âmbito das práticas sociais de escrita. Ancorado nos estudos de Koch (2008), Antunes (2003), Xavier (2014) entre outros, o presente artigo tem como objetivo geral, analisar os recursos argumentativos utilizados em dissertações argumentativas produzidas por alunos do 2º ano médio. Como objetivos específicos, pretendemos identificar se os alunos conseguiram interpretar a proposta de produção de forma adequada e observar se seus textos obedecem à estrutura dissertativa argumentativa. Para este desígnio realizamos uma pesquisa descritiva. O resultado mostrou que é necessário repensar algumas práticas que têm norteado as práticas leitoras e as condições de produção e recepção dos textos em sala de aula, visando desenvolver a competência linguística e argumentativa do aluno do Ensino Médio, para que ele tenha a autonomia necessária para atuar em sociedade, pois dominar a escrita e saber argumentar é uma forma de participar efetivamente da vida cidadã.
Descrição: Santos, F. A. dos. Escrita e argumentação em sala de aula: norteando discussões. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5688
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Avelino dos Santos.pdfFernanda Avelino dos Santos13.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.